Dia Nacional de Conscientização de Fibrose Cística é neste sábado

A Fibrose Cística é identificada por meio dos Testes do Pezinho e o do Suor (Foto: Divulgação)
A fibrose cística é identificada por meio dos testes do pezinho e o do suor (Foto: Divulgação)

A fibrose cística é uma doença hereditária potencialmente letal, mais comum em pessoas de pele branca, que não tem cura, mas pode ser tratada.

Para conscientizar as pessoas sobre a doença, é celebrado, em 5 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

Também conhecida como mucoviscidose, a doença é genética, hereditária, autossômica e recessiva, causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas.

O teste do pezinho é o exame que pode diagnosticar a doença. Se apresentar alguma alteração no resultado, outro exame é solicitado (teste do suor) para confirmar ou descartar a fibrose cística.

No Acre, em março deste ano, foi diagnosticado o primeiro caso da doença, por meio do teste. Para o pediatra e alergista Guilherme Pulici, quanto antes for identificada a doença, mais rápido será o tratamento.

No Acre, o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco e o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, são as unidades de referência para o tratamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter