Chef italiano apresenta o sabor acreano em Milão

Chef Enzo De Prà faz parte de uma família que está na quarta geração do comando do conceituado Ristorante Dolada
Chef Enzo De Prà faz parte de uma família que está na quarta geração do comando do conceituado Ristorante Dolada (Foto: Cedida)

A gastronomia é uma das formas de apresentar um lugar e suas especificidades e, essa foi a maneira que o famoso chef de cozinha, Enzo De Prà, conhecido por fazer parte de uma família que está na quarta geração no comando do conceituado Ristorante Dolada, utilizou para mostrar um pouco do Acre a empresários da Itália.

O encontro gastronômico realizado na noite de sexta-feira, 4, fez parte da agenda da comitiva do Acre, que participa da Feira Universal das Nações Unidas (Expo 2015), em Milão. Mas, para esse momento se concretizar, o chef Enzo esteve, recentemente, em Rio Branco para conhecer os sabores da culinária acreana.

A imersão de Enzo no Acre possibilitou que ele conhecesse importantes empreendimentos, como o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A, a Cooperativa Central de Comercialização Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e o Frigorífico Annasara, da Cordeiros da Amazônia, projetos inovadores de produção de alimentos, que aliam tecnologia, com parceria entre o capital público, privado e comunitário e ainda, negócios sustentáveis.

O intercâmbio foi promovido pelo governo do Estado e  Sebrae, com apoio do restaurante La Nonna, Federação do Comércio do Acre, Senar, Peixes da Amazônia, Arc Linea e adega Sicilia Cosumano.

Dessa experiência, o chef de cozinha criou refinados pratos utilizando os peixes da espécie pirarucu e pintado e especiarias utilizando jambu e a castanha do Brasil. A união da experiente e tradicional gastronomia italiana com os aromas e sabores de nutrientes singulares da Amazônia resultou em pratos que encantaram os convidados.

Evento ocorreu em Milão e contou a presença do governador Tião Viana e primeira-dama Marlúcia Cândida (Fotos: Cedida)
Evento ocorreu em Milão e contou a presença do governador Tião Viana e primeira-dama Marlúcia Cândida (Fotos: Cedida)

Cada vez mais apreciada por chefes internacionais, a gastronomia amazônica tem sido avaliada por estudiosos como detentora de grande potencial de expansão e até mesmo como a “gastronomia do século 21”. Enzo reforça isso. “É fácil cozinhar com matéria-prima maravilhosa como é a do Acre, da Amazônia, que é totalmente peculiar e única.”

A entusiasta do projeto da gastronomia do Acre, primeira-dama Marlúcia Cândida, também mencionou sobre esse aspecto como essencial para a integração entre países. “Acreditamos que tanto o design quanto a gastronomia unem as pessoas, as culturas, por nos envolver pela emoção. Estamos buscando mais uma vez na Itália esse elo, para firmarmos importantes parcerias”, comentou.

O desafio de desenvolver na Amazônia foi ressaltado pelo governador Tião Viana. “A Amazônia é importante para o mundo. Nós vivemos em um estado com o desafio de conservá-lo. Por isso, buscamos o fortalecimento da economia com uso de tecnologia e o compromisso da sustentabilidade. O peixe apresentado nesse jantar é isso, por meio de um projeto de piscicultura que envolve as pequenas e médias produções com o uso de alta tecnologia e grande compromisso com a sustentabilidade”, pontuou.

O cônsul-geral do Brasil no Norte da Itália, Paulo Cordeiro, também participou do evento e parabenizou o estado pela ousadia em se apresentar mais ao mundo. “O Acre foi o último território a querer ser Brasil. Comer pirarucu, surumbim e jambu na Lombardia é algo extraordinário”, declarou.

O governador Tião Viana traz a gastronomia regional da Amazônia para enriquecer a gastronomia Itália. “Usar os produtos da floresta significa mantê-la, manter um tesouro que pertence aos acreanos, aos brasileiros e ao mundo”, reforçou o governador.

Empresários e representantes de diversos empreendimentos participaram do evento, inclusive, na área de alimentos, além também das marcas Pirelli e Hermés.

E assim, foi a noite do sabor da Acre em Milão, que teve a exuberância das paisagens da floresta tropical e sua biodiversidade traduzidas pelo encanto do paladar, num contexto da Expo Milão 2015 com seu tema: “Alimentando o Planeta, Energia para a vida”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter