A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) participou da 29ª reunião do Comitê de Assuntos Financeiros da Área de Trânsito (Comfitran), entre os dias 2 e 4 deste mês, em Brasília.
O comitê visa analisar a arrecadação das multas de trânsito e os valores destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) e ao Sistema de Registro Nacional de Infrações (Renainf).
O encontro, também tem como objetivo a revisão da resolução 191/06 e da portaria 407/11 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que mencionam as formas de aplicação da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito, além da avaliação da Cartilha de Aplicação de Recursos Arrecadados com a Cobrança de Multas de Trânsito.
A diretora administrativa do Detran, Alana Albuquerque, representa o órgão no Comfitran e explica a importância da reunião. “Nas reuniões podemos discutir melhorias que contribuem para integração entre órgãos e entidades que compõe o Sistema Nacional de Trânsito”, explica.
As reuniões do Comfitran propiciam a implementação de uma série de mecanismos de controle, a exemplo da criação do Sistema FunsetNet, uma ferramenta eletrônica que interliga o Denatran e demais órgãos e entidades integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, possibilitando o envio, em tempo real, das prestações de contas relativas ao Funset.
A reunião encerra nesta sexta-feira, 4, e deve além de revisar portarias e resoluções, planejar as próximas atividades do comitê.