Com o objetivo de fortalecer as atuações dos profissionais da educação da zona rural, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) começa nesta quarta-feira, 12, a formação para 35 coordenadores pedagógicos das escolas localizadas nas zonas rurais de Rio Branco.
Os dois dias de encontros são comandados pela coordenação de Ensino Rural da SEE, incentivando a troca de experiências e a elevação da qualidade de ensino para que os alunos tirem o máximo proveito das atividades escolares.
Girlane Maura de Oliveira, coordenadora pedagógica do Ensino Rural da SEE, explica que essas atividades buscam adequar as metodologias trabalhadas nas escolas para potencializar as capacidades dos estudantes, principalmente as habilidades leitoras.
“Esse trabalho auxilia não apenas as avaliações internas, também nas avaliações externas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Isso é resultado de uma aprendizagem que não foca apenas em números e pontuações de provas, desenvolvendo especificamente a leitura interdisciplinar para que o aluno tenha um entendimento específico das diversas áreas que estuda”, afirmou.
Para Lindalva Pereira da Silva, gestora da Escola Rural Dr. Santiago Dantas, as formações têm contribuído para melhorar o trabalho em equipe dos educadores. “Os educadores precisam trabalhar e debater as metodologias de ensino, para que a escola capacite ao máximo seus alunos”, disse.