Cruzeiro do Sul realiza a Conferência Municipal da Juventude

Centenas de jovens compareceram ao Ginásio Jader Machado para se fazerem ouvir (Foto: Onofre Brito/ Secom)
Centenas de jovens compareceram ao Ginásio Jader Machado para se fazerem ouvir (Foto: Onofre Brito/ Secom)

Iniciada dia 11, a Semana Estadual da Juventude vai até o dia 16, com atividades culturais e desportivas em vários municípios. Dentro da programação, Cruzeiro do Sul está realizando nesta quarta-feira, 12, a Conferência Municipal da Juventude, realizada em parceria entre o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e a sociedade organizada.

Centenas de jovens prestigiam o encontro, com destaque para o povo Katukina, que habita a terra indígena às margens da BR-364 e que embelezou o evento com cânticos de sua cultura.

Weverton Matias: “O governo se esforça para realizar as 22 conferências municipais” (Foto: Onofre Brito/Secom)
Weverton Matias: “O governo se esforça para realizar as 22 conferências municipais” (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Assejuv já realizou 11 conferências municipais sendo a de Cruzeiro do Sul a 12ª. Segundo explica o gestor da Assejuv, Weverton Matias, nas conferências municipais a juventude é ouvida e com base em suas reivindicações será construído um plano estadual de políticas voltadas para os jovens.

Nos dias 21 e 22 de outubro será realizada a Conferência Estadual da Juventude e os delegados dos municípios que dela participarão estão sendo escolhidos nas conferências municipais. O número de delegados por município será proporcional à população. Em Cruzeiro do Sul serão eleitos 21 representantes.

Na conferência estadual, por sua vez, serão escolhidos dez delegados que participarão da Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada em dezembro em Brasília.

Segundo Matias, o Acre pode ser o único estado do país a realizar 100% das conferências municipais. “O governo faz um esforço grande para realizar estas conferências, inclusive, porque temos municípios distantes e isolados. Pretendemos realizar também conferências livres em comunidades indígenas, em comunidades isoladas para ouvir as diferentes expressões da juventude no estado”, disse.