Palestra sobre financiamento coletivo é realizada no Acre

IMG_3342
Durante a palestra, foi apresentado o funcionamento da plataforma Catarse (Foto: Márcia Moreira/Secom)

A palestra “Financiamento Coletivo – Tire seu Projeto do Papel com Catarse” foi realizada na noite de terça-feira, 11, na Biblioteca da Floresta, e teve como mediadores a curandeira de projetos, Mariana Bartz, e o vocalista do Los Porongas, Diogo Soares, que está com projeto na plataforma para a idealização do terceiro álbum da banda.

O Catarse, que atua há quatro anos e meio nas redes, tem como lema “Tire Sonhos do Papel” e funciona da seguinte forma: o idealizador envia o projeto para análise, com vídeo explicativo em anexo, o valor que deseja para pôr em prática e as “recompensas”, que funcionam de contrapartida para que as pessoas possam doar diferentes valores. Quanto maior o valor, maior a recompensa o financiador receberá.

O idealizador terá de 30 a 60 dias para deixar o projeto online para a arrecadação. Se o valor estipulado for alcançado, o projeto será colocado em prática, sendo que 13% deverá ser repassado para o Catarse. Se não for alcançado, o dinheiro volta integralmente para todos os que financiaram.

IMG_3398
Mariana explica que é importante fomentar a idealização de projetos no Estado (Foto: Celis Fabrícia/Secom)

Segundo Mariana Bartz, apenas 1% dos projetos e doações saem da Região Norte, por isso, vir ao Acre fazer essa palestra é importante, para que muitos projetos da região saiam do papel.

“A gente vê que tem muita gente com ideias bem legais aqui, e eu acho que se trabalharmos no empoderamento dessas pessoas, ajudaremos que esses projetos não fiquem parados”, explica.

A estudante de jornalismo Priscila Cristina destaca que a palestra a fez entender melhor como funciona a plataforma e o quanto é fácil enviar um projeto. “Foi interessante, pois vimos que nossos projetos podem ser mais bem viabilizados”, ressalta.

Ao todo, 1.800 projetos já passaram pelo Catarse, sendo 220 mil apoiadores, o que resultou em um total de R$ 33 milhões, que foram destinados aos idealizadores.

O projeto dos acreanos Los Porongas pode ser encontrado pelo link http://catarse.me/losporongas. Para conhecer os demais projetos, basta acessar o site http://catarse.me.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter