Uma das principais políticas do governo do Estado é a inclusão socioprodutiva das mulheres trabalhadoras rurais do Acre. Nesse sentido, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) desenvolve diversas ações em todos os municípios visando a identificação de grupos desse segmento.
Nesta semana, as ações estão voltadas para Feijó. Uma extensa agenda está sendo desenvolvida de segunda a sexta-feira, com trabalhadoras do campo e mulheres indígenas.
Lázara Marcelino, coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, destacou a inclusão produtiva como uma política pública importante para a qualidade de vida das mulheres trabalhadoras rurais. Segundo ela, as ações são um importante instrumento para autonomia financeira dessas mulheres.
Durante as reuniões as trabalhadoras rurais estão tendo acesso a informações das ações sociais desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que incluem emissão de documentos para as trabalhadoras do campo, acesso a crédito e assistência técnica rural, capacitação, apoio a formalização de grupos produtivos, palestras sobre prevenção à violência, entre outras.
As mulheres indígenas da Aldeia Shanekaya também estão sendo contempladas com a ação. “Iremos contribuir através do Projeto do MDA com a criação e legalização da associação de mulheres da região, a comunidade indígena tem um perfil adequado para ser uma das beneficiadas pelos projetos voltados para a inclusão socioprodutiva”, frisou Lázara.
Outros encontros estão acontecendo na sede do Sindicato de Trabalhadores (as) Rurais de Feijó com lideranças comunitárias da Associação Sagrado Coração de Jesus e Associação Nova Vida. Na pauta a socialização doa projetos do MDA e definição de visitas a essas comunidades agendadas para esta sexta-feira, 17.