Projetos de assentamento receberão assistência técnica e ambiental

 

IMG_20150715_104717113 (1)
Técnicos foram convidados a fortalecer as ações de combate aos desmatamento e as queimadas (Foto: Cedida)

A capacitação técnica de 57 novos profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) foi encerrada nesta quarta-feira, 15.

Os técnicos foram contratados para atuar nos Projetos de Assentamento (PA) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), prestando assistência técnica, ambiental e social.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, e o coordenador técnico do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre, João Paulo Mastrangelo, estiveram no evento para reforçar a participação desses técnicos em campo, na força-tarefa para o combate ao desmatamento ilegal e às queimadas, bem como na adesão dos produtores rurais ao CAR e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Mais de quatro mil famílias serão assistidas pela Emater e o Incra em Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Manuel Urbano, Brasileia e Epitaciolândia.

“Esses profissionais têm um papel fundamental na construção que estamos fazendo para combater práticas danosas ao meio ambiente. Eles estarão na ponta levando as informações, esclarecendo os produtores e conscientizando cada família”, disse Edegard.

O PRA, uma das etapas do CAR, previsto no Novo Código Florestal Brasileiro, também esteve em pauta como principal instrumento de regularização dos produtores rurais. João Paulo Mastrangelo pediu a colaboração dos técnicos na mobilização dos pequenos agricultores da adesão ao CAR e PRA.

“O Novo Código Florestal Brasileiro dá aos produtores a oportunidade de regularizar a situação ambiental do imóvel e, se eles estiverem regularizados, a perspectiva de produzir mais e melhor aumenta também, por isso é tão importante que esses profissionais nos ajudem nessa sensibilização”, reiterou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter