Maurício Tizumba e a cultura afro brasileira na Usina de Arte

Artista realizará no espaço a oficina “Tambor Mineiro” e o show “Tizumba no Mercado”

A criatividade ilimitada de Maurício Tizumba torna-o um artista genuinamente brasileiro
A criatividade ilimitada de Maurício Tizumba torna-o um artista genuinamente brasileiro

A criatividade ilimitada de Maurício Tizumba torna-o um artista genuinamente brasileiro

Um rico mosaico sobre a cultura afro brasileira com o músico Maurício Tizumba na Usina de Arte. O projeto envolve a oficina “Tambor Mineiro” e o show “Tizumba no Mercado”, nos dias 7 e 8 de dezembro, como parte da formação e difusão das linguagens artísticas, programa realizado pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Etam, JM Construtora, Construmil, Fidens, Construtora Cidade e Camter.

Oficina – Dirigida a artistas, músicos, estudantes de música e de artes e demais interessados, a oficina que já passou por várias cidades brasileiras trabalha com a difusão da cultura afro enraizada em Minas Gerais, objetivando despertar o interesse do público pelas raízes da cultura brasileira. “Tambor Mineiro” consiste na transmissão de alguns conhecimentos do Congado Mineiro a partir de um processo essencialmente prático. São vivenciados com os participantes os cânticos, passos de dança e ritmos (moçambique serra cima, moçambique serra abaixo, marcha grave e congo) utilizando as caixas de congado, gungas e patangomes construídos como instrumentos de percussão.

“Sendo o Congado uma manifestação de cunho artístico-cultural-religioso, com mais de quatro séculos de existência, com representatividade forte em vários estados brasileiros, é de suma importância a sua divulgação, uma vez que traz consigo muito da história do Brasil e da cultura de seu povo”, explica Tizumba.

Show “Mauricio Tizumba no Mercado” – O artista será acompanhado pelo trio com o qual se apresenta há cerca de quinze anos, formado pelas cantoras e percussionistas Raquel Coutinho, Beth Leivas e Danuza Menezes. O show traz o repertório de seu novo trabalho o CD e DVD “Mauricio Tizumba no Mercado”, gravado ao vivo no Mercado Distrital do Cruzeiro em Belo Horizonte. São canções que passeiam pelos seus 35 anos de carreira, remetem ao primeiro LP “Caras e Caretas” (1991), como “Camelô de Farol”, canções extraídas do congado e da folia de reis, sucessos dos discos “África Gerais” (1996) e “Mozambique” (2003) como “Sá Rainha” e “Maurice a Paris”, além de canções inéditas e composições de Sérgio Pererê, Pereira da Viola e Vander Lee.

O artista – Músico, cantor, ator e compositor, Tizumba é um dos mais populares e completos artistas, com um estilo humorístico que lhe é peculiar. Dono de uma técnica típica e sempre original em tudo o que faz, é ainda capaz de, mesmo com sua arte multifacetada, ser coerente e persistente às suas crenças.

A criatividade ilimitada de Maurício Tizumba torna-o um artista genuinamente brasileiro que pode, também, ser visto como universal devido à sua força, sinceridade e avidez em preservar suas raízes africanas e disseminar sua arte pelo mundo.

Em seus 38 anos de carreira, Mauricio Tizumba fez um percurso de grande relevância para as artes e a cultura afro-brasileira, divulgando o congado mineiro (manifestação religiosa com mais de três séculos de existência) e mostrando a sua importância e presença na identidade do nosso povo.

Sua trajetória marca também a luta e a conquista de ampliar o acesso à  cultura em Minas Gerais, democratizando a arte a todas as classes e grupos sociais. Seus trabalhos sempre buscaram as ruas, praças e povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra e cultura em geral. Cantando em todas as cores, tamanhos e regiões.

A convite do Ibrit (Instituto Brasil Itália), Mauricio Tizumba e Trio se apresentaram em Milão dentro do evento “Orumila Zumbi”. Representando o estado de Minas Gerais, fizeram parte do grupo de artistas selecionados para se apresentarem na França. Dividiram o palco com Milton Nascimento no show Tambores de Minas em Nova Yorque. O show também foi apresentado na Alemanha (Copa da Cultura) durante a 18ª edição da Popkomm, uma das maiores feiras de música da Europa.

Serviço

O quê? Show Mauricio Tizumba no Mercado – 8 de dezembro, 20 horas

e   Oficina “Tambor Mineiro” (14 às 17 horas na Usina de Arte  – inscrições no local)

Onde? Usina de Arte – Avenida das Acácias, 01 – Distrito Indutrial – Zona A – Tel.: 3229-6892

Ingressos show: inteira R$ 10 reais – meia e promocional R$ 5 reais (vendas no dia do show a partir das 14 horas na Usina de Arte)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter