A Assessoria Estadual de Juventude (Assejuv) e o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), junto aos representantes da Secretaria Municipal da Juventude e do deputado Léo de Brito, visitaram nesta semana, os Centros Socioeducativos Santa Juliana, Aquiry, Acre e Mocinha Magalhães.
Os centros trabalham no acolhimento de menores em conflito com a lei, e dispõem espaços, atividades e educação.
O socioeducando M.F.J, de 14 anos, está há mais de um ano acolhido no Centro Santa Juliana. O menor já está próximo a ser liberado, e diz que está ansioso para voltar a Xapuri e ficar com a família novamente. “Meu maior sonho é sair daqui, estudar e mudar minha vida. Estou arrependido do que fiz”, frisa.
Segundo o assessor da Juventude, Weverton Matias, a visita teve como objetivo verificar a situação dos centros e construir alternativas para o processo de reintegração desses jovens à sociedade.
“Acreditamos que a redução da maioridade penal não é uma boa alternativa para esses jovens. Por meio de reintegração socioeducativa, os jovens poderão se socializar novamente, principalmente no mercado de trabalho”, explica Weverton.