Diálogo com sindicato e associações fortalece ações de produção em Feijó

Encontro discute prioridades de investimentos para produção familiar em Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Encontro discute prioridades de investimentos para produção familiar em Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ouvir os produtores rurais para que eles possam decidir quais são as prioridades de investimento em cada comunidade rural de Feijó. Foi com esse propósito, parte da política de governo, que o titular da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 09, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e associações de produtores do município.

“Nós estamos aqui para ouvir, antes de tudo. Queremos saber o que cada comunidade precisa de mais urgente. O diálogo é necessário para porque não pode haver falhas na aplicação de recurso público”, explicou Glenilson.

Em Feijó, são mais de três mil produtores familiares associados ao STR, divididos em 25 associações. José Leitão é presidente da Associação dos Moradores do Seringal Vista Alegre. São 130 famílias que moram no local e que produzem seringa, milho, feijão e cana de açúcar. A iniciativa de dialogar a comunidade recebeu elogios. “Quando o governo se aproxima e pede para ouvir a comunidade, o produtor, a gente fica muito feliz. Apesar de serem do mesmo município, as comunidades têm necessidades diferentes. O governo está de parabéns por essa atitude”, elogiou José.

A Cooperativa de Produtores Rurais de Feijó vai fornecer 40 mil quilos de banana para merenda escolar (Foto: Acervo/Secom)
A Cooperativa de Produtores Rurais de Feijó vai fornecer 40 mil quilos de banana para merenda escolar (Foto: Acervo/Secom)

Organização das comunidades

Os produtores de Feijó observaram que precisam se organizar para conseguir novos mercados. E já deram os primeiros passos para essa iniciativa criando a Cooperativa de Produtores Rurais de Feijó.

Os resultados já começam a aparecer. Mesmo recém-criada, a cooperativa já participou e venceu uma licitação para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar das escolas municipais de Feijó. Os produtores familiares que pertencem à cooperativa vão fornecer 40 mil quilos de banana, 16 mil quilos de melancia e sete mil quilos de mandioca.

“Cada um tem que fazer sua parte. O governo chega com o apoio para o escoamento e comercialização da produção e o produtor precisa se organizar. Com a cooperativa, vamos conseguir entrar em novos mercados e aumentar a renda dos produtores”, afirma Antônio Sergioni, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A Seaprof vai montar de forma detalhada o planejamento de ações para o município. “Até o final deste mês, nós voltaremos em Feijó com o nosso planejamento de investimentos para cada comunidade rural. Tudo decidido em parceria com os produtores familiares”, destacou o gestor da Seaprof.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter