A primeira plenária pré-Conferência Estadual de Saúde ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco. O objetivo do evento foi discutir, preparar e qualificar a sociedade civil organizada para as etapas das conferências municipais e estadual de saúde que serão realizadas neste ano.
Participaram gestores dos diversos segmentos da saúde estadual e municipal, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e Ministério Público Estadual (MPE).
O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, esteve presente, representando o governador Tião Viana. “Esse momento de preparação para a Conferência Nacional de Saúde é necessário, principalmente para que possamos desenvolver um plano de ação para a saúde do nosso estado que contemple as expectativas da população e possibilite por em prática as políticas de saúde”, disse.
De acordo com Elenilson Souza, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), o evento serve como espaço formativo de novas lideranças e representações, e possibilita a avaliação da situação da saúde no Brasil, articulando o olhar dos avanços e desafios ligados à implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) às demandas territoriais, regionais e locais.
“Essa primeira plenária tem como objetivo fomentar discussões e a participação da sociedade e das instituições de representação, além de contribuir com as formulações das diretrizes para os instrumentos de planejamento e orçamento da saúde”, disse Souza.
Durante o ano, ocorrerão ainda as plenárias Regional e Nacional, além das etapas municipais e estaduais da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que compreenderá etapa de monitoramento após o período de realização da etapa nacional.