Agência Nacional de Águas promove curso de Mobilização Social

O curso é uma das ações previstas no Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Foto: Diego Grugel/Secom)
Curso é uma das ações previstas no Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Foto: Diego Grugel/Secom)

Teve início nesta quinta-feira, 25, o curso Gestão de Recursos Hídricos: Metodologia de Participação Social, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Parque Tecnológico Itaipu, em Rio Branco. Participam do curso, representantes das secretarias municipais de meio ambiente, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Durante as aulas, que seguem até o dia 27, os participantes serão capacitados para aplicar princípios metodológicos da participação social na gestão de recursos hídricos com foco para a mobilização social.

A analista de treinamentos do Parque Tecnológico Itaipu, Rubiana Dias, que coordena a realização dos cursos em todo o país, explica que o curso tem como meta principal fazer com que os participantes coloquem em prática o que aprenderam. “Nós precisamos de uma participação mais efetiva da população no uso sustentável dos recursos hídricos. Essas pessoas que hoje participam dos nossos cursos precisam se tornar grandes multiplicadores e realizar uma verdadeira mobilização social”, disse.

A capacitação é parte do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), firmado com o Acre por meio da Sema. O progestão propõe construir compromissos entre os entes federados, visando a superação de desafios comuns e a promoção dos usos múltiplos e sustentáveis dos recursos hídricos, sobretudo em bacias compartilhadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter