Rio Branco registra queda de 80,02% nos casos de dengue

Número expressivo é reflexo de todo esforço das equipes que atuam na Operação Guerra Contra a Dengue

O Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgou boletim informativo com o balanço dos resultados obtidos no programa de operação “Guerra Contra a Dengue” nas semanas epidemiológicas de 1 a 16, que abrangem o período de 2 de janeiro a 23 de abril.

Ao longo desses quatro meses, o número de casos de dengue notificados são de 24.130. A 16ª semana epidemiológica (de 17 a 23 de abril) registrou em Rio Branco 498 casos que, comparando com os 2.492 casos da 1ª semana, apresenta a redução de 80,02% em das notificações da doença.

 grafico.jpg

Se comparado os números de casos notificados de dengue na 16ª semana epidemiológica de 2010, na qual foram registrados 753 casos, com 16ª semana epidemiológica de 2011, 498 casos, é possível observar que o município de Rio Branco apresentou uma redução de 33,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Operação limpeza e visita domiciliar

Todo o esforço empregado no Programa de Operação Guerra Contra a Dengue, realizado de forma integrada com a Prefeitura de Rio Branco, Ministério da Saúde, Governo de Estado, contando com apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Brigada da Juventude, foi importante para combater ao mosquito, tendo o sucesso refletido na maior queda já registrada no número de casos da doença.

Para as visitas domiciliares, os Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) realizam ações de eliminação de depósitos e tratamento de focos de larva, bem como a atividade de educação em saúde junto aos moradores.

A cada 22 dias os AVS e os ACS realizam visitas em aproximadamente 128.070 imóveis, localizados no município de Rio Branco, correspondendo 100% de cobertura da cidade. O terceiro ciclo de visitas teve seu inicio no dia 11 de abril, no fechamento da Semana Epidemiológica 16, 65.403 imóveis receberam a visita dos AVS, correspondente a 36,13% de cobertura do município.

Continua o trabalho de mobilização

A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Izanelda Magalhães, alerta que apesar dos bons resultados, a população não pode relaxar nas medidas de prevenção.

“Além da união dos poderes, o resultado dessa baixa é conseqüência do esforço em conjunto com a Comunidade, por isso pedimos que a população permaneça vigilante, que não baixe a guarda. Nos aproximamos do verão, um momento decisivo para que sejam eliminados os criadouros e que haja mais empenho para manter os quintais limpos”, alerta Izanelda.

Distribuição dos casos por bairro

Dos 20 bairros com maior número de notificações de dengue na 16ª semana, apenas quatro apresentam número de casos igual ou superior a 20. São eles Estação Experimental (36 casos), Calafate (24), Sobral (20) e Floresta (20).

Assistência aos pacientes

As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde se empenham para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. As unidades devem notificar todos os casos suspeitos da doença, possibilitando assim a detecção precoce, visando promover tratamento adequado, oportuno, e, conseqüentemente, reduzir a morbidade e evitar o óbito.

As unidades que notificaram maior incidência de dengue da 1ª até a 16ª semana foram o Centro de Saúde Barral y Barral (14.129 notificações), Upa 2º Distrito (5.073), Upa do Tucumã (2.753). Além dessas, estão capacitadas para receber os pacientes as Unidade de Referência da Atenção Primária (URAP): Eduardo Assmar, São Francisco, Augusto Hidalgo De Lima e Francisco Roney Meireles.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter