Governo lança cursos gratuitos para a construção civil e agricultura familiar

São 725 vagas; inscrições acontecem de 3 a 13 de maio, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, lança nesta sexta-feira, 29, dois editais com 725 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Construção Civil e Agricultura Familiar, como parte das ações do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq). As inscrições começam na segunda-feira, 3, e se estendem até o dia 13 de maio.

A oferta na área de Agricultura Familiar é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso. Serão 600 vagas de capacitação profissional em Agricultura Familiar, com os cursos de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Agroflorestais (SAF), e Hortas Orgânicas, Roçados Sustentáveis e Avicultura e Processamento Artesanal dos Derivados do Leite, com 200 vagas para Rio Branco e 400 para Cruzeiro do Sul. Esses cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Já para a Construção Civil, a oferta é oriunda de emenda parlamentar da deputada federal Perpétua Almeida. Nessa área serão oferecidas 125 vagas, sendo 80 para o curso de Eletricista Instalador Predial e 45 vagas para o curso de Pedreiro. Para esses cursos, a parceria será com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, “trata-se de um momento importante para a sociedade acreana, pois o governo do Estado e o Sistema S unem forças para a concretização de ações voltadas à elevação da força de trabalho, impulsionando o desenvolvimento econômico do Acre. Nosso compromisso não é só qualificar profissionais, mas formar cidadãos com autonomia de pensamento, empreendedores e comprometidos com o trabalho bem feito”, esclarece.

A proposta de implementação do Planseq é convergente com as políticas de inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvidas pelo governo do Estado. Essa política está sintetizada no Planejamento Estratégico e caberá ao Instituto Dom Moacyr promover a ação conjunta com as diversas áreas técnicas do governo, em articulação com o Sistema S (Senai e Senar) e a sociedade civil.

Segundo a gerente de Programas e Projetos de Educação Profissional do Instituto Dom Moacyr, Paola Alvarez, o objetivo da formação é promover a qualificação profissional que permitirá o acesso e manutenção do trabalho nas áreas de agricultura familiar e construção civil nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

"Ambas as atividades apresentam forte demanda. Além da notória expansão do setor de construção civil, a perspectiva é de que nos próximos quatro anos, agroindústrias deverão ser implantadas em todo o Estado para beneficiamento de produtos acreanos”, revela.

As informações sobre os requisitos de acesso e locais de inscrições estarão disponíveis no site do Instituto Dom Moacyr, no seguinte endereço: www.idep.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter