O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) de Bujari realiza, nos dias 18 e 19, a primeira Feira Agroecológica das Mulheres do Campo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e busca comercializar os produtos, sem agrotóxicos e artesanais, produzidos pelas ativistas.
Hortaliças, doces, compotas, geleias, bombons e castanhas cristalizadas, bolos, pães, queijos, iogurtes caseiros, galinhas caipiras, ovos, peixes, mudas de plantas medicinais e artesanatos estão entre os principais itens disponíveis na exposição. A feira fica na Rua José Pereira Gurgel, ao lado da Câmara de Vereadores, e estará aberta para visitação durante todo o dia, a partir das 8 horas.
Para a coordenadora estadual do MMC, Geovana Castelo Branco, este é o primeiro passo para a autonomia das mulheres do campo. “A parceria com a SEPMulheres foi fundamental para a realização desse evento, que possibilita a autonomia econômica das mulheres, além de atuar de maneira positiva em sua autoestima”, afirmou.
“A parceria com o MMC já existe desde 2011. Iniciamos, agora, uma possibilidade concreta de apoiarmos atividades que buscam sustentabilidade econômica, maior qualidade de vida e cidadania das mulheres do campo”, afirmou a gestora da SEPMulheres, Concita Maia.