Mulheres que participaram do curso de corte e costura em Rio Branco, elaborado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), estão aptas a ingressar no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira, 5, no auditório da Biblioteca da Floresta, as 26 novas profissionais receberam os certificados de conclusão da qualificação.
O curso faz parte das metas previstas no projeto “Inclusão Social e Autonomia das Mulheres do Acre”, aprovado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e coordenado pelo setor de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres. A qualificação foi oferecida para duas turmas: um grupo ficou na Casa Rosa Mulher e outro, na Colônia Cinco Mil.
“Estava precisando de uma oportunidade para movimentar minha vida e ter um norte. Além de adquirir conhecimentos que podem ser aplicados no meu dia a dia, o curso me ofereceu uma perspectiva de renda, e isso é mesmo maravilhoso”, destacou a formanda Isa Tanara Meneses.
“Estamos oferecendo às mulheres a oportunidade de exercer a sua cidadania, por meio da autonomia econômica que todas nós buscamos. Inicia-se agora um novo momento, e queremos continuar juntas com todas elas, dando suporte para que abram seu negócio e possam, assim, ser protagonistas de sua história e vida”, ressaltou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.
Na ocasião, as novas profissionais da costura doaram para a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) todo o material de roupa de cama confeccionado durante o curso. “Elas produziram muitas peças e fizeram questão de ajudar outras pessoas com a sua produção”, explicou a coordenadora do programa, Paula Meirelles.