Alunos do curso técnico em Florestas do IDM realizam prática de apicultura

Apresentação sobre a meliponicultura realizada pelos alunos da Escola da Floresta (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Apresentação sobre a meliponicultura realizada pelos alunos da Escola da Floresta (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Nesta semana, a turma do curso técnico em Florestas do Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou práticas de meliponicultura, nas quais os alunos fizeram uma pesquisa na mata local sobre a melhor forma de manejo com as espécies de enxames de abelhas sem ferrão, avaliando a produção de mel em ambiente modificado e no seu habitat natural.

O objetivo da ação é estudar a produção de mel e a polinização realizada pelas abelhas nos dois ambientes. As aulas foram ministradas na Escola da Floresta Roberval Cardoso, que oferta cursos técnicos nas áreas de florestas, agroecologia, agentes de projetos sociais e outras.

A formação é garantida pelos governos federal e do Estado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Elissandra da Silva, moradora do bairro Belo Jardim e aluna do curso de Florestas, afirmou: “O curso é excelente. Estou aprendendo muito, e quando terminar pretendo trabalhar com ecoturismo ou manejo florestal”.

“No Acre, grande parte da população vive na área rural. É necessário que as políticas públicas estejam voltadas para essa população, respeitando as suas peculiaridades e procurando proporcionar às comunidades rurais benefícios para que elas permaneçam produzindo renda, evitando, assim, o êxodo rural”, afirmou a diretora do IDM, Rita Paro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter