“Negócios Sustentáveis na Floresta” foi o projeto vencedor da categoria Empreendedorismo Consciente do Prêmio Samuel Benchimol.
A ideia é apresentar linha de crédito destinada ao financiamento de empreendedores florestais e, por meio desse apoio, fortalecer a sustentabilidade e a preservação ambiental.
O autor é o pesquisador Raul Torrico, que apresentou a proposta por meio da instituição acreana “Associação Andiroba”. A premiação foi entregue no último dia 21, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e foi selecionada entre 298 projetos inscritos. Além do troféu, o vencedor ganhou R$ 40 mil.
“Em bancos formais, não há créditos para pessoas que querem trabalhar com sementes ou criar animais silvestres, por exemplo, e não tendo apoio, elas acabam desmatando ou migrando das comunidades, porque precisam de renda para sobreviver”, conta o engenheiro agrônomo Torrico. Projeto piloto similar já foi realizado para pequenos empreendedores no ano de 2004 e então adequaram a proposta para os critérios do prêmio.
O prêmio existe há 11 anos e homenageia o professor Samuel Benchimol, notável pesquisador e empresário. Em cada edição são reconhecidas práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável, com foco no empreendedorismo consciente.