Segurança homenageia policiais bolivianos

Polícias boliviana e acreana têm trabalhado de forma conjunta (Foto: Assessoria Sesp)
Polícias boliviana e acreana têm trabalhado de forma conjunta (Foto: Assessoria Sesp)

Hoje foi um dia de festa para a polícia boliviana no Departamento de Pando, que realizou as promoções de oficiais de 2012 e 2014. Durante a solenidade, o governo do Acre, homenageou, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar, algumas autoridades que têm contribuído de forma decisiva para o trabalho integrado entre a fronteira acreana e a cidade de Cobija.

Foram homenageados Juan Vladimir Céspedes, comandante da Força Especial de Luta contra o Crime (FELCC), Elvin Duran Paz, sub-diretor da Espobol, e Franz Escobar Rojas, da Escuela Bautista Basico Policial Pando/Bolívia.

As homenagens, de acordo com o secretário de Segurança, Reni Graebner, são uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de forma integrada que tem sido realizado na fronteira e gerado bons resultados. A redução de homicídios nas cidades de fronteira, segundo o Núcleo de Análise Criminal da Sesp, foi de 24% entre janeiro e 24 de novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Um dos homenageados, o tenente-coronel Rojas, disse que a cada dia é exigida mais profissionalização, disciplina e efetividade da polícia e que o trabalho em conjunto realizado em cidades de fronteira é fundamental para a segurança de todos.

“O crime não tem muros. Precisamos trabalhar unidos pelo bom comum que é a redução da criminalidade, e temos obtido resultados positivos com o trabalho feito aqui, com o envolvimento da polícia boliviana e do comando de Brasileia”, disse o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel José Anastácio.