Agricultura Familiar será destaque na Expoacre 2014

Dada a importância da atividade, 2014 foi definido pela ONU como ano internacional da agricultura familiar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Dada a importância da atividade, 2014 foi definido pela ONU como Ano Internacional da Agricultura Familiar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A agricultura familiar está intimamente vinculada à segurança alimentar mundial. Preserva os alimentos tradicionais, contribui para uma alimentação balanceada e representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais. Especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades. Por isso, 2014 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Assim, o tema do espaço conhecido como Fazendinha, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, acompanha esse mote e todas as atividades ali apresentadas serão voltadas para o setor durante a Expoacre.

A definição foi estabelecida em reunião na sexta-feira, na sede da Secretaria de Agropecuária (Seap) com instituições do setor. “É preciso criar oportunidades para que os produtos da agricultura familiar sejam comercializados de forma justa”, disse o titular da Seap, Mamed Dankar, salientando que a Expoacre tem um importante papel de trazer tecnologias que proporcionem mais produtividade e como consequência mais qualidade de vida ao produtor.

A programação para o setor agrícola pretende incluir rodadas de negócios e seminários, além de exposição de máquinas e equipamentos adaptados às atividades da agricultura familiar. O espaço trará, ainda, expositores e a comercialização de produtos in natura, processados e artesanais, originários da agricultura familiar, reforma agrária e economia solidária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter