Projeto Mais Bibliotecas Públicas realiza encontro em Rio Branco

O encontro será nesta quarta, 9, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública, às 9 horas. (Foto: Val Fernandes)
Encontro será nesta quarta, 11, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública, às 9 horas. (Foto: Val Fernandes)

O projeto “Mais Bibliotecas Públicas – Apoio à Instalação e Qualificação de Bibliotecas Públicas” realiza um encontro com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil, para fomentar a instalação de novos equipamentos culturais no país. O evento será nesta quarta-feira, 11, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública Estadual, às 9 horas.

A realização é do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), resultante do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC). O projeto prevê 30 encontros para 2014, nos 26 Estados brasileiros, a fim de debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para as comunidades.

“A ideia dos encontros surgiu com o levantamento, análise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, onde foram identificados aqueles que continuam sem espaços de leitura. A mobilização é para fomentar a instalação de novas bibliotecas”, explica Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM).

O trabalho envolve ainda a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais que participam da construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivas que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Os primeiros dados com a relação de bibliotecas públicas nos municípios e Estados brasileiros já podem ser conferidos no site http://snbp.bn.br/indicadores/dados-das-bibliotecas-publicas.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter