O governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), lança o edital do Prêmio Culturas Indígenas edição 2014, nesta quarta-feira, 26, a partir das 9 horas, na sede da Assessoria dos Povos Indígenas (antigo Kaxinawá). O edital premiará iniciativas culturais já realizadas ou em fase de execução nas comunidades indígenas localizadas no Acre.
O Prêmio que contemplará iniciativas de origem comunitária e individual traz entre seus objetivos valorizar e qualificar expressões culturais indígenas, contribuindo para o fortalecimento das tradições, reconhecimento e afirmação das identidades étnicas no contexto da cultura acreana. O edital e seus anexos estarão disponíveis no www.cultura.ac.gov.br .
O montante de investimentos é no valor de R$ 300 mil, custeados pelo governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PreCult).
A edição homenageia a turma “Siku Tapihahãynashe nu Eway” (“Todo Mundo Junto”), composta por 49 professores dos povos indígenas Huni Kui, Ashaninka, Nukini, Poyanawa, Manchineri, Yawanawá, Shawãdawa, Shanenawa, Jaminawa e Marubo. Os professores concluíram, em dezembro de 2013, a licenciatura na Formação Docente para Indígenas, no Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (Ufac).
“Além do ensino nas escolas, no fundamental e médio, em suas aldeias, esses mestres têm produzido pesquisas e publicações sobre conhecimentos, tradições e formas de expressão da cultura material e imaterial de seus povos, além de estimularem o intercâmbio e diálogos de saberes entre os povos e com a sociedade”, comenta Karla Martins, presidente da FEM.