Gente em Debate: tradição do jornalismo acreano

O apresentador Washington Aquino  (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Apresentador Washington Aquino (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O Gente em Debate é o programa líder de audiência da Difusora Acreana e vai ao ar diariamente, a partir das 10 horas. Possui transmissão integrada com onze rádios, que compõem o Sistema Público de Comunicação (AM, FM e Ondas Tropicais) em Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, também sendo transmitido por mais emissoras que entram em cadeia com o sistema.

O programa existe na grade de programação da rádio desde o fim da década de 80 e passou a ser apresentado por Washington Aquino em novo formato no dia 18 de janeiro de 1999. “Na época gerou burburinho a ideia de ter duas horas sem música na programação, com um programa só de jornalismo”, conta o apresentador.

Além das reportagens, o jornal tem uma rede de correspondentes que trazem notícias dos municípios, fazendo deste um diário de notícias sobre a realidade do estado. No entanto, o maior destaque é a grande participação popular, na qual mensagens são lidas ao vivo e também atendidas ligações de espectadores/ouvintes. São serviços e recados, como fez hoje o ouvinte Isaías da Vila do V (Porto Acre). Ele avisava à família no Antimary que “a Rebeca está internada e que era para Cristina vir.”

Washington salienta ainda sobre a cumplicidade com o público: “O programa é ao vivo e por isso tem como marca o imediatismo, por isso ele é construído quando começa a transmissão”.  O radialista Ilson Nascimento coordena, apresenta e é até telefonista, sendo ele uma figura querida do público. “É uma satisfação fazer parte do sucesso de um programa de destaque, porque, por mais que não resolvamos os problemas, nós sempre apresentamos uma resposta ao nosso público”, afirma.

O programa ganhou sua versão televisiva no aniversário da Difusora (25 de agosto) de 2011, passando a integrar a programação jornalística da TV Aldeia. “Escolhemos o programa de maior sucesso e compartilhamos essa audiência, incluindo-o na grade de programação da TV. Assim, estamos reconhecendo e valorizando a nossa equipe, sem perder a identidade que o programa possui”, ressalta o secretário de Comunicação, Leonildo Rosas.

Todos os dias também há entrevistados no estúdio. São gestores e pessoas de referência para levar novidades e esclarecimentos para o público, sobre assuntos relevantes e atuais em debate.  A credibilidade do Gente em Debate foi norteada pelas interações do público, como afirma o radialista Júnior Cesar: “É uma possibilidade do homem do campo, ribeirinhos e pessoas que estão distantes de conversar com autoridades e ter uma resposta, cumprindo realmente o papel social do meio de comunicação”.  

Para participar os números são: 3223-5282 e 3223-9696. E as mensagens podem ser enviadas para o número de celular: 9912-4308.  A sintonia da Difusora Acreana é a 1.400 AM, que pode ser ouvida online, clicando no link da Difusora no site www.ac.gov.br. Ou assistir pela TV Aldeia, canal 2, e pela Net, canal 13.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest