63% avaliam governo Binho Marques como ótimo e bom

  • Somada aos 29% de “regular”, aprovação alcança 92%. Números comprovam que a população considera positiva a parceria entre o presidente Lula, o governador Binho e o prefeito Angelim;
  • Mesmo no segundo ano, administração do atual governador já conta com apoio da maioria;

A primeira rodada da pesquisa Ibope/Rede Amazônica, divulgada no último sábado pela TV Acre, mostra que 63% dos entrevistados consideram a administração Binho Marques ótima ou boa, além de outros 29% que consideram sua gestão regular. Apenas 2% avaliam a administração como ruim e 4 como péssima. Na pesquisa foram ouvidas 504 pessoas em Rio Branco entre os dias 12 e 14 de agosto. 

grafico_binho_.jpg

A administração do presidente Lula também foi avaliada pelos acreanos. De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados consideraram “ótima” ou “boa” a atuação de Lula na Presidência da República. O prefeito Raimundo Angelim, que obteve a melhor avaliação, somou 65% de aprovação nos mesmos itens.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 1ª  Zona Eleitoral sob o número 9.729/08.

Prioridades –  Ao assumir o governo em janeiro de 2007, Binho Marques anunciou que iria priorizar políticas públicas nas áreas de Produção Agrícola, Saúde e Segurança. Com implantação do Pacto Agrário, das ações da Gestão Democrática da Saúde e a adesão do Acre ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o governo de Binho Marques alcança uma das mais altas aprovações para um gestor com um ano e oito meses de governo.

O trabalho em parceria com o Governo Federal também merece destaque. A classificação de “ótimo” da gestão de Binho foi de 16% e de Lula foi de 14%. São avaliações muito próximas e que, em certa medida, apontam uma atuação conjunta entre as duas lideranças políticas.

Binho e Angelim – Na leitura dos gráficos, impressiona a semelhança da avaliação dos entrevistados da gestão de Binho e de Angelim. Na prática, os números mostram como o trabalho em parceria tem sido compreendido pela população. Se somados os percentuais de “ótimo” e “bom”, Angelim ainda tem acréscimo de dois pontos percentuais (65%), enquanto Binho obtém 63%.

O perfil técnico dos dois líderes reforça o entendimento dos números. Em todas as áreas, seja na Saúde, na Educação, na produção agrícola, o Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco estão juntos nos últimos 4 anos.

Binho e Lula –  Os 63% de aprovação de Binho Marques também podem, em parte, ser creditados à parceria com o governo federal. Os programas de distribuição de renda e os planos de desenvolvimento regional ganham reforço com a equipe do governo Binho. Todos os programas federais encontram no Acre uma lógica de aplicação que dá maior eficiência à política pública. Lula assumiu o segundo mandato anunciando que iria “fortalecer o comércio na região de fronteira”. Para o Acre, a estruturação do comércio ganha outros contornos: seja na conclusão da pavimentação da BR-317 ou da garantia dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o término da pavimentação da BR-364.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter