Inicia na Ceasa a 5ª edição da Feira do Peixe

A feira do peixe segue até dia 18 no Ceasa (Foto: Arison Jardim/Secom)
A Feira do Peixe segue até dia 18 no Ceasa (Foto: Arison Jardim/Secom)

Animados pelo grupo de forró Raízes da Terra, mais de 120 feirantes, entre expositores de piscicultura e agricultura familiar e associações de economia solidária, estavam preparados para receber o grande público acreano na 5ª edição da Feira do Peixe. A abertura oficial foi na manhã deste sábado, 12. A estrutura da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) foi, mais uma vez, acrescida com a praça de alimentação e a tenda com os limpadores de peixe, serviço que faz sucesso com o público visitante da feira.

O diretor do Ceasa, Paulo Sérgio Brana, fala sobre as novidades: “Além da grande variedade de pescado e produtos locais, empresas particulares se agregaram ao evento e, hoje, chegam mais quatro carretas com produtos do Peru”.

O expositor Carlos Alberto Vieira, que cria os peixes em açude no Ramal Oco do Mundo, BR-364, em Senador Guiomard, está desde às 4 horas organizando seu estande. “Trouxemos uma tonelada de peixe. Ano passado vendemos 1200 kg, por isso trouxemos o caminhão e estamos preparados para atender ao público”, disse.

O público que chega cedo, trabalhadores e consumidores, são os principais fregueses de Irene Pereira, que há três anos participa da Feira do Peixe, trazendo o seu empreendimento, denominado “O Caipirão”. “O pessoal vai chegando e quer tomar café, por isso já estou aqui pronta! A baixaria, bolo de macaxeira, pão e tapioca , tudo caprichado”, comenta.

A moradora do Bairro Floresta, Lourdes Neves, conta que fazer compras no Ceasa faz parte da sua rotina, mas veio comprar um tambaqui para a semana santa. “Vim logo no primeiro dia, que é para evitar filas”, explica. O prefeito Marcus Alexandre ressalta: “A Ceasa já se consolidou como um espaço do produtor, um local onde encontramos aquilo que o Acre produz. Tudo fresco, sem atravessador”.

Piscicultores com grande expectativa de venda nesta edição da feira (Foto: Arison Jardim/Secom)
Os piscicultores  estão com grande expectativa de venda nesta edição da feira (Foto: Arison Jardim/Secom)

O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Forneck, destacou a ornamentação com bonecos e explicou também que haverão duas intervenções culturais diariamente, uma pela manhã e outra pela tarde:  “É música, dança, capoeira, artistas em perna de pau e performances, que se unem nesse espaço da cultura acreana”.  Na abertura, estiveram presentes vereadores, deputados e gestores municipais e estaduais.

“A feira é a afirmação da economia do peixe. Aqui vemos as produções de diferentes regiões do estado, demostrando que a piscicultura é uma atividade promissora, que está fortalecendo a economia, a distribuição de renda e qualidade de vida, porque o peixe é um alimento rico em proteínas e ômega 3 e quem produz, também está vendendo saúde”, disse o governador Tião Viana.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter