Governo realiza mutirão no Assentamento da Bonal

Mutirão leva cidadania à comunidade do Assentamento da Bonal (Foto: Jannice Dantas/Detran)
Mutirão leva cidadania à comunidade do Assentamento da Bonal (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Uma ação integrada dos órgãos do governo do Estado está sendo realizada este fim de semana, 12 e 13, na Escola Bom Destino, localizada no projeto de Assentamento da Bonal, BR-364. O objetivo é levar saúde, educação e segurança aos moradores da região. O local é coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A coordenadora do projeto Saúde Itinerante, Celene Maia, explicou que, ao todo, 30 profissionais estão no local com serviços de saúde bucal, saúde do homem e saúde da mulher.

Para a diretora da escola, Marly Queiroz, a ação proporciona, além dos serviços disponibilizados pelo governo, a integração da comunidade com o colégio.

O diretor de operações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Alberto Paixão, explica que a função do órgão, nesse primeiro momento, é ouvir a comunidade, para depois colocar em prática atividades de segurança de acordo com as necessidades constatadas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também está presente, com contação de história e dicas de autocuidado. A diretora do órgão, Sawana Carvalho, relata: “Disponibilizamos educadores para orientar as pessoas dessa comunidade, principalmente as crianças sobre a maneira mais segura de se portar nas ruas, uma vez que existe a necessidade de atravessar a BR, além do tráfego dentro do próprio ramal que é constante”.

Moradora do assentamento e seringueira há mais de 12 anos, dona Maria Ediná dos Santos disse está satisfeita com a ação. “Moramos longe e fica difícil irmos à cidade em busca de tratamento médico. E  hoje temos tudo aqui dentro. Além disso, ainda tem esse serviço do Detran, que está ensinando nossas crianças a atravessar ruas e respeitar os sinais. Muitas vezes, nós pais, não conseguimos ensinar isso para eles”, relata.

Para o perito agrícola e representante do Incra, Césio Medeiros de Paulo, a ação está reavivando o projeto de assentamento. “Essa foi a primeira ação que organizamos em parceria com o Estado, mas pretendemos proporcionar mais coisas pra comunidade da Bonal”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter