1ª oficina de Pecuária Leiteira Sustentável do Acre

Capacitação teve início nesta segunda-feira

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), inicia hoje a 1ª Oficina de Capacitação em Pecuária Leiteira Sustentável do Estado do Acre, em Plácido de Castro. A oficina acontece no Centro de Educação Profissional (CEP) João de Deus, do IDM, e é resultado de uma parceria entre o Instituto e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A iniciativa do curso surgiu a partir da análise da atual situação econômica e social do município de Plácido de Castro: segundo o Censo 2010, a população da cidade é de 17.203 mil habitantes, dos quais 6.813 vivem na zona rural. Além disso, é necessário ressaltar que o município está situado no maior assentamento agrário do país, possuindo um potencial agropecuário muito forte, que demanda criação e compartilhamento de tecnologias para o desenvolvimento dessa área.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal (Idaf) de Plácido de Castro, existem cerca de 800 propriedades rurais no município, cujo rebanho bovino leiteiro ultrapassa 90 mil cabeças.

Apesar da grande quantidade de propriedades e de as atividades na área de bovinocultura leiteira serem intensas, o município possui carência de conhecimentos dos produtores de leite com relação ao manejo reprodutivo, sanitários e pastagens. Portanto, o curso visa suprir essa lacuna, trazendo informações e práticas tecnológicas na área de bovinocultura, aumentando a produtividade e a produção leiteira da região.

Os objetivos específicos dessa oficina são: diminuir a incidência de doenças relacionadas à bovinocultura de leite, melhorando o manejo sanitário; reduzir casos de mastite utilizando técnicas de ordenha higiênica; aumentar a produtividade leiteira através da ampliação do conhecimento quanto à melhoria de pastagens, uso de campineiras e formas de alimentação com ração, melhorar o manejo reprodutivo contribuindo para o aumento da produtividade leiteira.

O curso tem por objetivo qualificar 30 produtores rurais, com carga horária de 24 horas, subdivididas em três dias. A seleção foi feita pelo CEP João de Deus e teve como pré-requisitos para os educandos ter cursado até a 5ª série e ser trabalhador ou produtor rural ligado às associações de produtores do leite.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter