Zuenir Ventura abre Semana Chico Mendes 2008

Programação é aberta ao público e as atividades se encerram no domingo, com uma corrida de rua

 

zuenir_carlos_ventura.jpg

Zuenir diz que está surpreso com as boas mudanças na cidade de Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O jornalista e escritor Zuenir Ventura abre hoje, no Teatro Plácido de Castro, a Semana Chico Mendes 2008 e a Semana de Comunicação do Sinjac, com um bate-papo sobre o livro "Crime e Castigo", que reúne as reportagens feitas sobre o líder seringueiro desde seu assassinato, em 1988. A semana acontece há 20 anos e toda a programação é aberta ao público.

Amanhã acontece a entrega do 2º Prêmio Chico Mendes de Cultura – desenhos e poesia de alunos da rede estadual de ensino médio. A premiação será no Theatro Hélio Melo, às 19 horas. A programação da semana – que inclui seminários, missa, visita ao túmulo de Chico, oficinas, atividades esportivas e sessões solenes – foi pensada ao longo do ano e a expectativa dos organizadores é de que a sociedade prestigie os eventos.

O Comitê Chico Mendes é o responsável por elaborar a programação, que conta com vários parceiros, entre eles o Governo do Estado do Acre. A atividade com o jornalista Zuenir Ventura é realizada em parceria com o Projeto Sempre Um Papo, que em última edição de 2008 no
Acre, conta com a presença do idealizador Afonso Borges, e o Sinjac, que também é parceiro no lançamento do livro “Vozes da Floresta”, com a participação especial do escritor Thiago de Melo, que acontece na quarta-feira, na Biblioteca Pública.

zuenir_ventura.jpg

Binho levou Afonso Borges, Zuenir e Fred para conhecerem o estádio Arena da Floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

“O objetivo da semana é divulgar os ideais do Chico, prestar homenagem à memória dele e dizer ao mundo que a luta continua. Queremos que todos conheçam a luta dele, que deve permanecer. Trabalhamos para não deixar morrer os ideais dele, que todos incorporem no dia-a-dia esse espírito que o Chico teve de preservar a vida e a floresta”, disse uma das organizadoras da semana e filha de Chico Mendes, Ângela Mendes.