O atendimento móvel oferecido às mulheres em situação de violência do campo e da floresta disponibilizado pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), em Cruzeiro do Sul, foi um sucesso. Nos últimos dias 7 e 8 o ônibus com os serviços especializados esteve na comunidade Assis Brasil.
A ação foi possível por meio de uma parceria entre a SEPMulheres, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cruzeiro do Sul, Ministério Público Estadual, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Projeto Vida Nova, Articulação Juruaense de Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Juruá. A iniciativa beneficiou uma média de 300 pessoas, entre homens e mulheres.
Além de palestras sobre a Lei Maria da Penha, igualdade de gênero, tipos de violência, planejamento familiar, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, exploração sexual de crianças adolescentes e mulheres e o bolsa família, a comunidade usufruiu o serviço de documentação rural, organizado pelo MDA nos mutirões.
A coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres aproveitou a ação para divulgar a campanha estadual “Violência Contra a Mulher, Basta!”. “Esta é a primeira atividade realizada pelas unidades móveis de atendimento. A próxima será no Bujari, e em todas elas faremos a divulgação da nossa campanha, com o intuito de conscientizar a população e incentivar a denúncia em casos de violência”, destacou.
As unidades móveis (ônibus) são adaptadas e equipadas com duas salas para atendimento individual, facilitando o acesso das mulheres rurais aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, com orientação adequada e humanizada.