WWF realiza visita de estudos no Acre para debater política florestal

Desde 2012 o Acre compõe a Plataforma NGP (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Desde 2012 o Acre compõe a Plataforma NGP (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Socializar as experiências de incentivo à produção sustentável na floresta. É com esse propósito que a WWF Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), realiza pela primeira vez no Acre a visita de estudo “Reduzindo Emissões”.

O evento, que se iniciou nesta segunda-feira, 4, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Rio Branco, e se encerra na sexta, 8, reúne representantes de 11 países que compõem a plataforma New Generation Plantations (NGP), sigla em português – Nova Geração de Plantações.

Participam ainda gestores estaduais, de organizações do setor florestal, lideranças indígenas e a sociedade civil.

A agenda é composta por reuniões na capital e visitas de campo a Senador Guiomard, Bujari, Xapuri, Acrelândia e Sena Madureira, para que os integrantes conheçam as áreas de implantação de projetos florestais, apoiadas pelo Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa), e avaliem as oportunidades de plantações em áreas abertas, resultando na troca de experiências entre as regiões.

Participam do evento, gestores estaduais, setor florestal, indígenas e sociedade civil (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Participam do evento gestores estaduais, setor florestal, indígenas e a sociedade civil (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Luís Neves Silva, gerente da Plataforma NGP, explica que o instrumento agrega o setor privado e público, além da sociedade civil. “A plataforma debate a questão das plantações, avaliando os impactos ambientais das atividades agrícolas e incentivando práticas agrícolas em equilíbrio com a floresta natural. Portanto, aqui no Acre, estado que conseguiu preservar 87% de sua floresta, estaremos visitando as áreas abertas a fim de ver como são utilizadas”, disse.

Desde 2012 o Acre compõe a Plataforma NGP. Em 2015, durante a Conferência do Clima (COP 21), o Estado reafirmou o compromisso de continuar adotando políticas de baixa emissão de carbono, que promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais em equilíbrio com a preservação da floresta e a redução do desmatamento ilegal.

A diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros, destaca que o grupo veio conhecer as experiências produtivas acreanas em áreas abertas, principalmente dentro do Programa de Florestas Plantadas, bem como a manutenção e fomento aos serviços ambientais. “Os participantes vão aprender e levar a seus países ideias para a preservação e a melhoria da qualidade de vida no planeta.”

As políticas de desenvolvimento de baixas emissões e alta inclusão social impulsionam a valorização da economia e cultura dos povos e comunidades tradicionais do Acre, que nos últimos dez anos reduziu mais de 60% do desmatamento ilegal.

“Este é um momento muito especial, de reunião de gestores e pesquisadores de vários países que vieram trocar experiência, realizar um grande intercâmbio conosco, para falar dessas novas plataformas de plantações”, ressaltou o titular da Sema, Edegard de Deus, durante a abertura do evento.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter