Workshop debate a concepção do Plano de Ciência no Acre

Com a temática Ciência, Tecnologia e Inovação o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promoveu, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o II Workshop para concepção do Plano de Ciência, Tecnologia & Inovação.

O objetivo do evento é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação para superar os desafios e aproveitar as oportunidades, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e na produção de benefícios sociais no Acre.

Empresários e instituições de vários setores econômico do Acre prestigiam o evento. Foto: Ascom Fieac

O evento contou com a presença de várias instituições, como o Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Secretaria de Estado da Educação (SEE) , Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA) Agência de Negócios do Acre (Anac), Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), Universidade Federal do Acre (Ufac), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Brasileiro d0 Meio Ambiente (Ibama), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) e Fórum Empresarial.

Para o secretário de Indústria Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary, o evento soma-se às centenas de ações que o Estado vem desenvolvendo para fortalecer a indústria e o comércio no Acre, e o workshop para a concepção do Plano de Ciência é um grande e importante passo para unir a ciência tecnológica aos vários setores da indústria e comércio local.

“Para darmos o salto de prosperidade, será necessário inserir e fortalecer a tecnologia e a inovação em todos os setores da indústria e do comércio. O Estado dará todo apoio e suporte para a criação e instalação de novos negócios no setor de inovação e tecnologia, no Acre”, destaca o secretário.

Secretário da Seict durante sua fala de abertura do II workshop. Foto: Ascom Fieac

O encontro ainda contou com a presença do empresário Ricardo Lomaski, da Empresa Innovation Hub Brazil, cediada em Israel, que é considerado o país da inovação, estando em 1º lugar em Pesquisa & Desenvolvimento no mundo, 3º Melhor Ecossistema de Startups do mundo e 1º lugar em investimento per capita do mundo.

“É um prazer saber que o Acre está atento às mudanças, e valoriza a inovação e tecnologia. Israel é o centro da inovação e tecnologia, e nossa empresa tem trabalhado tão somente em transferir essas novas tecnologias às empresas brasileiras, e vejo o Acre como um mercado promissor”, revela Lomaski. Ao fim do workshop, ficou estabelecida a criação de um Parque Tecnológico (Distrito Tecnológico), as possíveis áreas de atuação, a elaboração do Plano Diretor e a institucionalização do Comitê Gestor.

Oficinas debateram os planos de trabalhos para a criação do Plano de Ciência do Acre. Foto: Ascom Fieac

Durante as oficinas, várias propostas de trabalhos foram apresentadas, entre elas o diagnóstico e levantamento de subsídios, demandas e temas prioritários, a sistematização e a elaboração de uma proposta de Plano de Ciência. As instituições terão até o dia 21 deste mês para responderem ao questionário elaborado pela Seict, para a concepção final do Plano de Ciência. Os resultados das respostas são apresentados durante o II workshop, que deve ocorrer no dia 3 de novembro, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter