Voluntários do Procon e parceiros levam solidariedade às vítimas da alagação na capital

Servidores do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) têm trabalhado para auxiliar aqueles que foram atingidos pelas cheias.

Equipes do Procon/Acre atuam em revezamento para atender às demandas do abrigo. Foto: Letícia Machado/ Procon

As ações fazem parte da união do Estado, por meio de suas secretarias e autarquias, em prol da campanha Juntos Pelo Acre. No abrigo instalado na Escola Estadual Mário de Oliveira quatro equipes de servidores atuam em sistema de revezamento no serviço de acolhimento disponibilizado para 41 famílias atingidas pela enchente.  Além disso, os voluntários coordenam o recebimento e distribuição das doações encaminhadas para os desabrigados.

O Estado e a prefeitura de Rio Branco entregam doações de kits de higiene, limpeza, alimentação, dentre outros itens necessários para atenderem às necessidades básicas dos acolhidos. São 109 pessoas, dentre elas 51 crianças e adolescentes, 14 indígenas, 5 idosos, 2 lactantes e uma gestante que estão cadastrados no local.

A instituição também conta com a colaboração de equipes do Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Educação, assistências sociais do Estado e do Município, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil.

Várias atividades estão sendo realizadas tanto para tentar levar diversos tipos de atendimento aos acolhidos, quanto para prestar assistência na parte cultural, como a recreação com as crianças. Na terça-feira, 28, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) levaram muita diversão, música e brincadeiras para crianças e adultos do abrigo.

Equipe da FEM leva alegria e diversão à garotada. Foto: assessoria/FEM

Rogério Barcelos, da FEM, falou sobre a importância da apresentação do grupo do palhaço Microbinho e sua trupe no abrigo. “É um prazer imenso estarmos participando. Gostamos muito de poder mostrar a nossa arte, levar alegria, cultura para as pessoas”, destacou Rogério.

Lucilene de Araújo está há vários dias no abrigo e falou sobre o tratamento recebido no local: “Estamos felizes por ter onde ficar. O pessoal faz tudo o que pode. É melhor estar aqui do que embaixo d’água”, disse.

O Procon também tem levado aos abrigados, na parte de assistência, informações acerca de possíveis benefícios resultantes da alagação. O cadastro está sendo feito seguindo os critérios da Secretaria de Assistência Social, e com as orientações da Casa Civil. A instituição também tem mantido suas atividades normais.

A presidente do Procon Acre e coordenadora do abrigo localizado na Escola Dr. Mário de Oliveira, Alana Albuquerque, destaca a satisfação de poder auxiliar de alguma forma aqueles que estão sofrendo por conta das enchentes.

“É gratificante poder ajudar pessoas em um momento de tanta vulnerabilidade, em meio a tanta tristeza. Estamos muito gratificados em estar contribuindo minimamente para poder reduzir esses prejuízos que eles têm sentido. Vemos pessoas que perderam tudo, e poder ajudar não tem preço”, ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter