Um mutirão está mobilizando voluntários para a restauração da Escola Estadual Clícia Gadelha, no bairro Vitória, em Rio Branco. O objetivo é deixar a escola limpa e organizada para receber os alunos no próximo dia 7 de março.
“Estamos unindo todas as forças para começar o ano letivo com um ambiente agradável, porque acreditamos que, quando a comunidade participa desse processo, absorve melhor o conceito de conservação do patrimônio público”, destaca Cleilton Amaral, diretor.
Professores, gestores, pais, alunos e as famílias moradoras do entorno se juntaram para deixar a instituição com uma nova aparência. “Estamos organizando a casa: as paredes estão sendo lixadas e pintadas. Outros grupos fazem a limpeza das áreas internas da escola ou ainda organizam o material e salas de aulas”, disse Amaral.
Para o voluntário Hudson Brandão, o envolvimento de todos gera um ambiente mais receptivo: “Soube da campanha e resolvi contribuir, porque a escola é nossa”, disse.
O estudante Alysson Aguiar também ajudou: “É a minha segunda casa, quero que fique sempre bonita, por isso chamei até meus colegas”, conta.
Amaral ressalta ainda que aposta na corresponsabilidade como forma de obter bons resultados futuros: “É muito comum ver a gestão escolar consertando sozinha o que fora danificado e repondo materiais corriqueiros, como fechadura e torneira quebradas. É preciso mudar essa mentalidade”.
A ação faz parte do projeto-piloto Escola Sustentável. “O mundo está em busca de soluções sustentáveis, e a escola precisa trabalhar nisso. Por isso, queremos desenvolver ações que vão ao encontro do ecologicamente correto”, conclui o gestor.