Viver Ciência apresenta novas oportunidades a alunos da rede pública do Acre

Só na abertura, a Viver Ciência recebeu a visita de cerca de 300 alunos da rede pública de ensino. (Foto: Thais Farias)

Quem faz a Mostra Viver Ciência acontecer são os estudantes do ensino básico do Acre. Eles formaram o grande público presente na abertura da terceira edição do evento em Rio Branco, ocorrida na manhã desta terça-feira, 19, no teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A classe estudantil se prepara no decorrer do ano para comparecer e apresentar seus projetos na Mostra de iniciação científica. Apoiados pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), escolas da zona rural e de regiões periféricas da cidade encontram a oportunidade de estarem inseridas numa nova realidade.

Foi o que aconteceu com as turmas do ensino fundamental da escola Ilka Maria de Lima, que foram conhecer a Viver Ciência. Empolgado com a grandiosidade do evento, o pequeno Guilherme Fernandes, de 9 anos, estava ansioso para observar de perto os experimentos científicos. “Eu gosto muito de ciência e quero ver os experimentos que vão ser mostrados aqui”, disse.

Para a professora de Guilherme, assim como ele, todos os outros colegas estavam animados para participar da programação. Segundo ela, é um momento esperado, já que retira os alunos da periferia e os leva até um campus universitário, apresentando novidades e caminhos para o futuro. “É muito importante trazer esses alunos para um evento dessa magnitude, pois eles aprendem que há um mundo muito maior de conhecimento do que eles imaginam e que eles também podem fazer parte disso”, ressalta.

O secretário Marco Brandão classificou a Mostra como uma união de saberes. “Ela representa o saber popular, cientifico, religioso e filosófico. Todos os saberes se encontram aqui”, salientou.

Somente na solenidade de abertura, a Viver Ciência recebeu a visita de cerca de 300 alunos da rede pública do estado, de cinco escolas diferentes, sendo elas: Escola Jovem Boa União, João Calvino, Serafim Salgado, Ilka Maria e Santiago Dantas. Além disso, estudantes e servidores de instituições de ensino superior e da rede privada também se fizeram presente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter