VII Festival Nacional de Teatro do Acre abre programação neste sábado

Três espetáculos na abertura da programação do VII Festac (Foto: Cedida)
Três espetáculos na abertura da programação do VII Festac (Foto: Cedida)

O VII Festival Nacional de Teatro do Acre (Festac) estreia sua programação com três espetáculos: “As Mulheres de Molière”, da Companhia Visse e Versa, de Rio Branco, “Decripolou Totepou” (PE), de Odília Nunes, e “Hipotemia” (SC), dirigido por Julio Maurício. O evento se inicia neste sábado, 21, a partir das 16 horas, com o cortejo artístico e teatral, que sai da Praça da Revolução até o Novo Mercado Velho, às 16 horas.

Com roteiro inspirado nas obras “As Preciosas Ridículas”, “Don Juan” e “Escola de Mulheres”, do dramaturgo francês Molière, o espetáculo de rua “As Mulheres de Molière” abre a programação às 17 horas, no Novo Mercado Velho. O texto, adaptado pela dramaturga francesa radicada no Brasil Brigitte Bentolilla e por Marques Izitio, é dirigido por Lenine Alencar.

Para Lenine, o foco do espetáculo está na maneira como o autor retrata as mulheres em suas obras, fazendo uma sátira de sua sociedade bem atual. “Com isso ele traz à tona uma comicidade popular que atravessa os tempos e une a arte francesa à brasileira. Música, cores e fantasias convidam o público a mergulhar num grande carnaval”, explica.

A programação segue com “Decripolou Totepou”, dirigido ao público infantil. A peça será na Usina de Arte João Donato, às 19 horas. Com criação da diretora e atriz Odília Nunes, o espetáculo além da arte de palhaço utiliza malabares e mágicas para contar a história de Bandeira, uma brincante que anda pelo mundo contando histórias.

O VII Festac se encerra a programação do sábado, com “Hipotemia”, às 21 horas no Teatro Plácido de Castro. Para o público adulto, o monólogo apresenta em cena um homem com seus conflitos, reflexões e lembranças diante do desalento da morte.

O VII Festac é uma realização da Fetac, financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), edital incentivo direto, da Fundação Elias Mansour (FEM), e apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil e do Sesc-Acre. Os espetáculos de palco terão ingressos ao preço de R$ 10 e R$ 5 (estudantes).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter