Vigilância em Saúde apresenta balanço das ações realizadas em 2017

Diretor de Vigilância em Saúde enaltece saldo positivo ao longo do ano (Foto: Júnior Aguiar)

Na manhã desta terça-feira, 19, o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fez o balanço da ações realizadas durante 2017 nos municípios acreanos. Com o fim de mais um ano, as ações que foram desenvolvidas no âmbito da saúde seguem mais fortalecidas e otimizadas para 2018.

A apresentação, no auditório do Palácio da Justiça, reuniu as equipes que compõem as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Controle de Endemias, Sistema de Informação e Lacen. O evento também contou com representantes do Conselho Estadual de Saúde e Ministério Público do Estado.

O diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana, destacou que a iniciativa é um momento de integração com os profissionais dos setores, além de ser uma troca de conhecimento das ações realizadas ao longo do ano.

“Estamos hoje aqui reunidos com todos os técnicos que fazem parte da diretoria em vigilância e seus departamentos, fazendo um balanço geral das ações executadas e dos desafios enfrentados. Fechamos o ano com uma avaliação positiva das ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças”, classifica.

A realização da 1ª Conferência em Vigilância em Saúde, realizada no mês passado que contou com a participação de toda equipe técnica, e representantes dos 22 municípios do estado também foi abordada durante o evento, além da regionalização da vigilância em saúde, intensificação do uso do teste rápido, controle de doenças como dengue, malária e ações referentes à gestão do controle de tabagismo no Acre.

“Fazendo o balanço das ações de vigilância em saúde, seja no âmbito da epidemiológica, sanitária, ambiental ou no controle de endemias, esperamos nivelar informações com outros setores para dar maior transparência as atividades e otimização de recursos, além das ações relevantes que foram desenvolvidas durante o ano, a exemplo da descentralização do combate à malária”, pontua Raicri Barros, secretário adjunto de Atenção à Saúde.

O Estado do Acre, registrou em 2017, de janeiro até o dia 10 de dezembro, 4.548 casos suspeitos de dengue, dos quais 1.181 (26%) foram confirmados, e 2.730 (60%) descartados. Comparando no mesmo período de 2016, onde foram notificados 8.978 casos, houve uma redução 49% nas notificações do Estado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter