Vigilância em Saúde acompanha ações pós-enchente no interior

Vigilância em Saúde orienta sobre cuidados com água, alimentos e limpeza das casas (Foto: Cedida)
Vigilância em Saúde orienta sobre cuidados com água, alimentos e limpeza das casas (Foto: Cedida)

Dando continuidade às atividades de monitoramento e acompanhamento das ações pós-enchente que o governo do Estado oferece aos municípios alagados, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) enviou técnicos da Vigilância em Saúde para a região do Alto Acre. Os profissionais trabalham desde o início da semana em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

A secretária de Saúde de Brasileia, por exemplo, solicitou apoio nas atividades de planejamento das ações a serem desenvolvidas com o retorno das famílias desabrigadas para suas casas.  O registro dos desabrigados é feito pela Secretaria Municipal de Ação Social, por número de famílias em cada abrigo, e equipes de saúde estão realizando as notificações das doenças que ocorrem nos abrigos.

“Também nos reunimos com a coordenadoria de Educação em Saúde para traçarmos os trabalhos para treinamento dos agentes comunitários nas orientações quanto aos cuidados que as famílias desabrigadas deverão ter ao retornarem para suas casas”, disse a técnica Alissandra Santos.

Na terça-feira, 3, a equipe do Estado deu início à visita aos abrigos, acompanhando o grupo do município, entregando panfletos contendo as orientações para desinfecção da água para consumo humano e os cuidados com os alimentos e com sinais e sintomas de doenças relacionadas com enchente.

“Finalizamos o dia montando uma equipe composta por técnicos do município e Estado, responsável pelo no treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde [ACS], que farão as orientações nos abrigos quanto aos procedimentos que devem ser observados no momento da volta para casa”, relatou Alissandra. Todo o trabalho da Vigilância em Saúde do Estado é realizado nos três municípios simultaneamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter