Governo promove reunião ampliada para expor danos e ações para o Acre

mmmm (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Prejuízos e procedimentos foram expostos na reunião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, promoveram uma reunião ampliada nesta quarta-feira, 4, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, foram expostos aos poderes Legislativo e Judiciário, instituições, federações, empresários, representantes ministeriais, Exército Brasileiro, Polícia Federal e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) os danos e as soluções do governo federal para lidar com a situação de emergência e calamidade pública no estado.

A vice-governadora, Nazaré Araújo, fez a abertura da reunião e explicou o trabalho antecipado do governo junto à Casa Civil Nacional, incluindo o monitoramento dos rios e os números atuais da tragédia. “Hoje temos oito municípios em situação de emergência, e três em situação de calamidade, o que resulta em 123 mil pessoas diretamente atingidas”, contou Nazaré.

O tenente-coronel George, da Defesa Civil do município, contou que, nos mais de 25 abrigos públicos de Rio Branco, dez mil pessoas estão desabrigadas e 60 equipes de resgate prestam assistências às famílias, além de cerca de três mil voluntários e o apoio contínuo do Exército Brasileiro.

O ministro da Integração reiterou a ação de apoio efetivo do governo federal e reconheceu a ação positiva do governo do Acre em todos os níveis. “Em todos os abrigos que entramos e perguntamos às pessoas se estão sendo bem acolhidas, não tem uma sequer que diga que não”, contou Occhi.

Occhi falou ainda sobre a ação intensa junto ao Ministério das Cidades e os bancos, para garantir a entrega imediata de mais casas do programa Minha Casa Minha Vida. O apoio financeiro às pessoas físicas e jurídicas também está sendo garantido junto às instituições financeiras.

União e solidariedade

“A união das instituições, a serenidade e a firmeza traduzem a gratidão do governo por todos aqueles que não deixam de ser solidários neste momento de impacto na história do Acre”, disse Tião Viana. O governador afirmou, ainda, que o encontro com todos demonstra o respeito à vida constitucional e reconheceu que, se não fosse o apoio da presidente Dilma, o Acre estaria muito enfraquecido neste momento. “A reflexão básica do ministro é de que os prejuízos no estado somam no mínimo R$ 100 milhões”, disse.

Os representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Tribunal de Justiça (TJAC), da OAB e da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) garantiram a continuidade do apoio que vem sendo prestado à população mediante a situação enfrentada pelo estado.

“O Acre está dando um exemplo de força ao Brasil e ao mundo, e nós vamos manter todo o apoio que o Poder Judiciário vem prestando à população”, garantiu a presidente do TJAC, Cezarinete Angeliim.

O procurador-geral de Justiça do MPE, Oswaldo D’Albuquerque, disse que a palavra é de união pelo povo do Acre. “Nós estamos aqui para ajudar e fazer tudo o que for necessário para minimiza o sofrimento dessas pessoas, pois a função do Ministério Público é essa, defender os interesses sociais e individuais indisponíveis”, afirmou.