A vice-governadora Nazareth Araújo participa nesta segunda-feira, 18, na sede da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém (PA), da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel).
Na pauta, discussões sobre as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para o exercício 2016, o relatório de gestão do FNO e a programação orçamentária do Fundo para este ano.
O Condel discutirá, ainda, a proposta de atualização do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), elaborado pela Sudam e que traz novos objetivos e programas relacionados ao desenvolvimento da região.
A aprovação da Política de Desenvolvimento Industrial da Amazônia Legal (PDIAL), elaborada dentro de uma visão holística de desenvolvimento e sob um contexto de parcerias com os agentes regionais e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC, também será tratada durante a reunião.
Os estados do Acre e Tocantins apresentaram uma proposição relacionada às diretrizes e prioridades do FDA, incluindo neste item as atividades de Infraestrutura Urbana -construção de prédios para abrigar centros administrativos.
Os conselheiros também terão que deliberar pela ampliação ou não dos recursos do FNO a projetos de geração de energia elétrica com a inclusão dos financiamentos para os empreendimentos voltados à geração de energia por aproveitamento das fontes de biomassa e para os casos de geração de energia por pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos e centrais fotovoltaicas.