Órgãos ambientais firmam parceria para intensificar fiscalização no Juruá

A parceria entre as instituições visa fortalecer as ações preventivas de combate aos crimes ambientais (Foto: Cedida)
Parceria entre as instituições visa fortalecer as ações preventivas de combate aos crimes ambientais (Foto: Cedida)

As ações de prevenção, combate e controle do desmatamento ilegal e queimadas também foram intensificadas no Vale do Juruá. No último fim de semana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, reuniu-se com a corporação do Batalhão de Policiamento Ambiental da região.

O encontro, que contou com a presença do comandante do BPA, major Carlos Augusto Negreiros, selou a integração e parceria do pelotão na Força-Tarefa 2016, que atua no enfrentamento ao desmatamento ilegal e queimadas em todo o Estado, durante o período de estiagem.

“Esse efetivo aqui do Juruá vai nos auxiliar muito na proteção das nossas florestas. Durante a reunião, apresentamos a atual situação climática que o estado vive. As previsões para os próximos três meses não são favoráveis, por isso estamos atuando na perspectiva de conscientizar a população da importância de economizar água e não cometer queimadas, em hipótese alguma, seja na zona rural ou urbana”, explicou Edegard de Deus.

A política de meio ambiente do Acre foi uma das pautas da reunião. A parceria entre as instituições visa o fortalecimento das ações preventivas de combate aos crimes ambientais, ao mesmo tempo que assegura a continuidade do desenvolvimento sustentável das florestas, por meio do uso racional dos recursos naturais.

Segundo o comandante do BPA, major Negreiros, as operações serão integradas e intensificadas, especialmente durante o período de seca.

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Instituto Chico Mendes de Preservação e Biodiversidade (ICMBio) também integram a Força-Tarefa 2016 no Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter