Fortalecendo a presença efetiva do Estado, a vice-governadora Mailza Assis visitou, nesta terça-feira, 25, a Escola Madre Adelgundes Becker, local que está sendo utilizado como abrigo para famílias afetadas pela cheia do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Na ocasião, Mailza Assis, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), foi recebida por cerca 15 famílias indígenas com cantos e músicas tradicionais, e reforçou o compromisso do governo do Acre em minimizar os impactos e oferecer apoio às famílias.

“Esse ano nos antecipamos com a organização, com a logística, com a compra dos mantimentos, para oferecer o devido suporte aos municípios, e hoje estamos fazendo o acompanhamento das ações, trazendo o nosso apoio como governo para ajudar Cruzeiro do Sul neste momento difícil”, disse a vice-governadora.

A prefeita em exercício, Delcimar Leite, comemorou o apoio do Estado. “Somente uma instituição não consegue e a gente tem o apoio do governo do Estado, com a doação dos colchões, das cestas básicas, com o suporte necessário. Nenhuma família deseja sair de casa, mas, graças a essa união, a gente consegue dar o melhor para as famílias”, falou .

O jordãoense Eduardo Mateus Kaxinawá, de 33 anos, escolheu Cruzeiro do Sul para morar com o objetivo de buscar uma melhor condição de vida para a sua família e enfrentou pela primeira vez a cheia do rio no município. “Nós todos estamos muito agradecidos pelo apoio que estamos recebendo aqui. Está tudo muito legal”, avaliou.
Governo e Prefeitura de Cruzeiro do Sul entregam água potável às famílias no Rio Juruá
Desde os primeiros momentos, a partir do momento que o Rio Juruá apresentou sinais de cheia, o governo do Estado somou forças junto à Prefeitura de Cruzeiro do Sul, trabalhando de forma integrada, oferecendo auxílio às famílias cruzeirenses.

No início da tarde desta terça-feira, 25, a união dos poderes resultou na entrega de água potável para famílias afetadas pela enchente no Miritizal e Boca do Moa. Atingindo a marca de 13,76 metros e acima da cota de transbordamento, a cheia do Rio Juruá já afeta a vida de diversas famílias em Cruzeiro do Sul.