Vice-governador participa de encontro com empresários no Juruá

O vice-governador do Acre, Major Rocha, participou na manhã desta sexta-feira, 25, da abertura do Encontro de Empresários para o Comércio Exterior, no Juruá, onde estão sendo apresentado aos empresários acreanos os avanços do projeto de integração entre o Acre e Ucayali via Cruzeiro do Sul e Pucallpa.

A pauta do encontro aborda também as possíveis alternativas de acordos comerciais, como a exportação de carnes bovina, de frango e de suínos.

Major Rocha disse que a abertura da estrada até Pucallpa, saindo de Cruzeiro do Sul, está deixando de ser um sonho para se tornar realidade Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Major Rocha, em seu discurso de abertura do evento, ressaltou que a abertura da estrada até Pucallpa, saindo de Cruzeiro do Sul, está deixando de ser um sonho para se tornar realidade.

“Nos últimos 20 anos, vivemos um sonho de integração que esbarrava numa política draconiana travestida de florestania que engessava toda possibilidade de crescimento do Acre. Hoje estamos vivendo um momento único, em que a união de esforços faz com que avancemos para a realização dessa integração. Parabéns a todos os envolvidos, bancada federal, governo do Acre, parlamento acreano, Federação das Indústrias, associações comerciais e principalmente os empresários acreanos, que nunca deixaram de sonhar. É por esse sonho que estamos trabalhando”, afirmou Rocha.

O sonho de integrar o Acre ao estado vizinho do Peru, Ucayali, é uma união de forças do governo do Estado, políticos acreanos e peruanos, além de empresários das duas regiões Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Após a abertura oficial, o vice-governador e empresários visitaram os estandes expostos no evento. A programação segue na parte da tarde, com a chegada da comitiva de senadores e os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A comitiva é liderada pelo senador acreano Márcio Bittar.

Empresários afirmam que integração com o Peru será a redenção para o comércio acreano

“Integrar o Acre com o Peru através do Juruá é a redenção e o fortalecimento para o comércio acreano. É a realização de um sonho”. A declaração do empresário Francisco Souza dos Santos Júnior reflete bem o sentimento do setor empresarial acreano, principalmente da região do Vale do Juruá.

O sonho de integrar o Acre ao estado vizinho do Peru, Ucayali, é uma união de forças do governo do Estado, políticos acreanos e peruanos, além de empresários das duas regiões, que vislumbram grandes acordos econômicos entre os dois países.

Estandes com produtos do Juruá foram montados no evento Foto: Marcos Vicentti/Secom.

As tratativas avançam e o sonho está próximo a se tornar realidade. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro deu garantias ao senador Márcio Bittar (MDB/AC) de acordo do Brasil com o Peru ainda este ano, para protocolo de intenção de construção da estrada responsável por ligar Cruzeiro do Sul a Pucallpa, inclusive autorizando o senador acreano, que é relator do orçamento de 2021, a incluir o tema na pauta de discussões.

Junior Santos, que é empresário do ramo de refrigerantes, afirmou que a abertura da estrada possibilitará compras a um preço bem abaixo do que é realizado hoje. “Teremos a opção de comprar insumos e outros produtos a um preço mais acessível, como também de exportarmos nossa produção para o mercado andino e até mesmo para a Europa e Ásia, já que temos um portfólio vasto de itens produzidos em nossa região”, destacou.

Já o empresário do ramo da construção civil Donário Lima Cordeiro ressaltou que a distância entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa é menor do que a distância da segunda maior cidade acreana a Tarauacá: “Esse é um sonho que está se tornando realidade, hoje Cruzeiro do Sul é vista como a ‘última’ cidade do extremo do Brasil, mas depois da conclusão da estrada seremos a ‘primeira’ do Brasil, onde acontecerão todos os acordos comerciais de importação e exportação”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter