Vale do Juruá contará com serviços de nefrologia

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, anunciou a implantação do serviço de nefrologia em Cruzeiro do Sul, durante entrevista à Rádio Difusora Acreana, na manhã desta quinta-feira, 26.

O serviço irá facilitar a vida de pacientes que necessitam realizar seções de hemodiálise (Foto: Arquivo Sesacre)
O serviço irá facilitar a vida de pacientes que necessitam realizar seções de hemodiálise (Foto: Arquivo Sesacre)

A clínica que prestará o serviço ao Estado está em fase de reforma, ampliação, adequação, aquisição de equipamentos e mobiliários, sistema de tratamento de água, com previsão de funcionamento em até 90 dias, tendo em vista que a capacitação e treinamento de pessoal da região serão realizados a partir de julho.

A população do Vale do Juruá, que faz tratamento de hemodiálise, contará com esse serviço, já que o procedimento é feito três vezes por semana – sem precisar sair de perto da família. “Hoje, 40 pacientes do Vale do Juruá realizam hemodiálise no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. A implantação do serviço naquela região surgiu da necessidade desses pacientes, além de ser um sonho do governador Tião Viana”, explicou a secretária.

Suely disse, ainda, que no Acre cerca de 250 pacientes fazem o tratamento de hemodiálise, destes, 220 realizam o tratamento no HC de Rio Branco (40 somente do Vale do Juruá). “A nossa capacidade instalada, com toda ampliação que nós fizemos, seria para 200 pacientes em três turnos, tivemos que abrir um quarto turno para atender todos esses pacientes, isso colaborou muito para que montássemos o serviço em Cruzeiro do Sul”, ressaltou.

Profissionais serão capacitados e treinados a partir da segunda quinzena do mês de julho (Foto: Arquivo Sesacre)
Profissionais serão capacitados e treinados a partir da segunda quinzena do mês de julho (Foto: Arquivo Sesacre)

A Clínica de Doenças Renais do Vale do Juruá terá sua sede na Santa Casa de Cruzeiro do Sul, localizada na Rua Lauro Muller, número 473, Bairro Centro. Terá capacidade diária de atender 90 pacientes que realizem tratamento de Terapia de Substituição Renal (Hemodiálise) em dois turnos – podendo chegar à capacidade máxima de três turnos, totalizando 140 pacientes – tanto pacientes com doença renal aguda ou crônica.

O serviço de nefrologia atenderá pacientes de Cruzeiro do Sul e municípios próximos: Tarauacá, Mâncio Lima, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Rodrigues Alves.

Estrutura

A Clínica contará com os seguintes profissionais: 3 Nefrologistas, 2 clínicos gerais, 1 cirurgião vascular, 2 enfermeiras, 8 técnicos de enfermagem, 1 gerente administrativo, 1 Recepcionista, 1 Motorista, 1 digitador, 1 serviços gerais, 1 engenheiro químico, 1 técnico eletrônico, 1 maqueiro, 1 nutricionista, 1 psicóloga, 1 assistente social e 3 secretárias de apoio administrativo. Serão disponibilizadas 23 máquinas para realização de hemodiálise, além de duas máquinas reservas, e também serviço de diálise peritoneal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter