Vale do Juruá vira canteiro de obras com a chegada do verão

Obras são realizadas simultaneamente em todos os municípios da região

005.jpg

Obras aceleram com a chegada do verão. Entre elas, a abertura e pavimentação das principais ruas e avenidas dos municípios do Vale do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Verão chegando, Cruzeiro do Sul e o Vale do Juruá começam a sentir as mudanças que sempre ocorrem nesta época do ano. No rio Juruá, defronte de Rodrigues Alves, as embarcações já estão encostando com o material que será utilizado na pavimentação da BR-364 e na construção das pontes ao longo da rodovia. Em Mâncio Lima, o Deracre fiscaliza os últimos detalhes da Avenida Japiim, enquanto em Cruzeiro do Sul as máquinas estão a todo vapor no coração da cidade, na recuperação da Avenida Mâncio Lima.

Segundo informações do chefe do escritório local do Deracre, Josinaldo Batista, a intenção do Governo do Estado é entregar as duas avenidas no dia 6 de agosto, data em que se comemora o início da Revolução Acreana, e no Vale do Juruá é a data do início do Novenário de Nossa Senhora da Glória, a maior festa religiosa do Acre.

A Avenida Mâncio Lima trazia vários transtornos para os moradores e comerciantes no centro de Cruzeiro do Sul. Até que, em três etapas ao longo dos últimos anos, o Governo do Estado transformou o local, construindo uma avenida com 2,2 mil metros destinada ao lazer da população, além de imensas obras de drenagem e canalização do igarapé Boulevard Thaumaturgo.

Ocorre que a área é composta de terreno arenoso e úmido, que acaba resultando em buracos na pista. Por isso, em um trecho de cerca de meio quilômetro da avenida será feita a troca de solo numa camada de até 60 centímetros, uma necessidade detectada através de sondagens feitas no local. Batista diz que é necessário reforçar a estrutura da avenida, já que ela será a continuação do eixo principal da ponte do Juruá, que, com 550 metros, será a maior ponte do Estado. Somente na drenagem da Avenida Mâncio Lima, segundo ele, o Governo do Estado gastou R$ 4 milhões.

A Avenida Japiim em Mâncio Lima já está nos detalhes finais. Ela tem 1.280 metros. Foi alargada, criadas faixa de ciclovia, construção de calçadas, paisagismo e iluminação pública diferenciada e urbanização da Praça do Hospital. Recentemente, o governador Binho Marques visitou a obra já quase concluída e sugeriu que fosse melhorado o acesso aos cadeirantes e melhorado o parquinho destinado às crianças, providências que foram imediatamente tomadas.

Ramal do Batoque

Outra obra importante que será entregue em breve pelo Governo do Estado é o asfaltamento de 10 quilômetros do ramal do Batoque em Mâncio Lima, fundamental para o desenvolvimento daquele município. O Deracre já iniciou os trabalhos na reabertura de ramais em Porto Walter, onde serão beneficiados 25 quilômetros em Rodrigues Alves e no Projeto Santa Luzia.

Na rodovia estadual que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves e Mâncio Lima, o Deracre iniciou uma operação tapa-buraco. Enquanto isso, as empresas que vão recuperar o trecho do Juruá até o Rio Liberdade já estão montando os canteiros de obras. Todo esse movimento, no entanto, ainda é pouco se comparado com o que vem aí, com a reabertura da BR-364 no início de julho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter