Vacina contra a gripe evita internação e morte pela doença

Vacina pode reduzir em até 45% dos casos de internação por pneumonia e 75% dos agravos da influenza (Foto: Arquivo/Sesacre)
Vacina pode reduzir em até 45% dos casos de internação por pneumonia e 75% dos agravos da influenza (Foto: Arquivo/Sesacre)

A campanha de vacinação contra a gripe no Acre continua enquanto o sistema do Ministério da Saúde (MS) permanecer aberto. Até o momento foram imunizadas pouco mais de 113 mil pessoas, representando 66,82% de cobertura vacinal dos grupos prioritários.

O governo do Estado, em parceria com os municípios, está realizando a busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram com objetivo de alcançar a cobertura preconizada pelo MS que é a imunização de 170 mil pessoas, o equivalente a 80% do público alvo para a campanha.

De acordo com Núbia Moreira, enfermeira técnica da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio, os grupos com menor cobertura vacinal continuam sendo as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e as gestantes. Foram imunizadas até esta terça-feira, 16, 45.400 mil crianças, das 73.365 que devem ser vacinadas, ou seja, 61,88% da cobertura vacinal preconizada. Já as gestantes, aproximadamente 7.823 mil tomaram a vacina, correspondendo a 61,28% de cobertura.

“Pedimos aos pais que levem seus filhos para tomar a vacina. A imunização é uma forma de prevenir contra doenças, como as gripes e pneumonias, por exemplo”, disse Moreira. Ela lembrou ainda que a gestação é um excelente momento para vacinar. “O bebê ficará protegido por passagem de anticorpos via placenta até que possa receber a vacina. As grávidas têm maior risco de desenvolver formas graves de doença, por isso é importante que esse grupo seja imunizado”.

Para Núbia, apesar da vacina contra a influenza ser utilizada no Brasil desde 1999, com redução significativa das taxas de mortalidade por influenza e complicações relacionadas, ainda gera desconfiança e medo por parte da população, que criou alguns mitos em torno da vacina.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter