cultura

Usina de Arte realiza oficina que reúne filosofia e quadrinhos

Professor mostra que é possível filosofar por meio da cultura pop

Há dois anos, o professor de filosofia Rênis Ramos criou a oficina “Quadrinhos e a Filosofia” com a ideia de apresentar a filosofia pela cultura pop. Essa análise já era desenvolvida por ele há muito tempo, entretanto de maneira pessoal. Quando finalmente expandiu a ideia, decidiu mostrar que as pessoas estão em contato com a filosofia a todo momento.

Professor de filosofia Rênis Ramos criou a oficina “Quadrinhos e a Filosofia” Foto: Arquivo pessoal

Geralmente, a oficina era adaptada para ser trabalhada nas escolas e também foi apresentada na Universidade Federal do Acre (Ufac). Com a aprovação do projeto no edital de formação da lei Aldir Blanc, o professor comentou a importância disso na realização da iniciativa.

“A lei Aldir Blanc está sendo fundamental devido ao espaço, acessibilidade e estrutura para realizar a oficina, já que eu fazia isso de uma maneira muito particular, indo de escola em escola com o meu próprio material.” Afirma.

A oficina será ministrada juntamente com o professor Lorran Nery, que será responsável pelo desenho e roteiro. O objetivo da oficina é incentivar a escrita, leitura e a produção de quadrinhos. Rênis deseja levar isso a mais escolas e espaços públicos de forma gratuita para que isso desperte a capacidade de leitura nesse público “nostálgico” que vai desde os adultos, que acompanharam o surgimento dos quadrinhos, aos adolescentes, que têm acesso a essa temática pela internet e pelo cinema.

Para o professor a oficina é importante por reconectar as pessoas a um princípio básico de linguagem, que é aquilo que elas estão consumindo agora. Muitos personagens são construídos devido a essa relação com a filosofia, muitos deles são inclusive adaptados, e as pessoas não sabem disso.

Com as adaptações de vários personagens para o cinema muitos desses personagens conversam com alguns conceitos da filosofia, como por exemplo: no caráter, na história, no proposito e ideal. Por mais simples que pareça o professor ressalta que há um conceito do “bem e do mal”, coisas que formam nosso caráter, além desse contato com a arte. Rênis destaca: “Não é que exista a filosofia nos quadrinhos, mas existe o filosofar pelos quadrinhos. ”

Em entrevista, ele citou os quadrinhos Sandman e Prometéia, que possuem o selo adulto da DC – Comics e trazem fortes ideologias símbolos e culturas. Como exemplo simbólico, Rênis citou os filmes e quadrinhos do Thor, filho de Odin, “o pai de todos”, governante de Asgard.

“Só pelo martelo a gente poderia ter horas a fio aqui conversando porque simboliza a justiça, por isso que não é qualquer pessoa que pode carregar o martelo. Tratar de justiça na filosofia é algo que fundamenta as nossas leis, a nossa ideia de liberdade e tudo isso pode ser discutido”, explica.

Rênis cita os quadrinhos Sandman e Prometéia, que possuem o selo adulto da DC – Comics e trazem fortes ideologias símbolos e culturas.

A oficina ocorre de 1 a 4 de junho, das 8 horas até as 11h15 da manhã, na Usina de Arte João Donato, com carga horária de 12 horas e certificação. O público alvo são desenhistas, roteiristas escritores e comunidade em geral. O evento é presencial e gratuito (considerando o protocolo sanitário), com vagas são limitadas até 28 de maio.

Serviço

Inscrições: https://forms.gle/uTrqnygFMC7mjriy5

Em caso de dúvidas:
WhatsApp: 992014198
Facebook: Renis Ramos
Instagram perfil @renisramos
E-mail: atuacaofilosofica@gmail.com