Usina de Arte promove palestra sobre Gravuras com artista plástico André de Miranda

Com o tema "Gravura, porque gravura", artista falará sobre seu trabalho e irá expor algumas das suas principais obras ao longo de 31 anos de carreira como gravador

gravura.jpg

Artista Plástico irá exibir algumas de suas gravuras produzidas ao longo de 31 anos de carreira (Imagem reprodução)

Nesta próxima sexta feira, dia 17 de abril, às 18h e 30min, no Cineclube da Usina de Arte João Donato, André de Miranda irá ministrar a palestra "GRAVURA, POR QUE GRAVURA?", onde falará sobre seu processo de trabalho, contará sua trajetória e abordará as questões da gravura na contemporaneidade.

André irá expor algumas de suas principais xilogravuras ao longo de 31 anos de carreira como gravador e será exibido um vídeo de 8 minutos, gravado em 2007 em seu ateliê de Curitiba.

Os participantes também poderão apreciar os resultados da Oficina de Xilogravura – Técnica da Matriz Perdida, ministrada pelo artista aos alunos do Curso de Artes Plásticas, na Usina de Arte de 13 a 17 de abril.

André de Miranda já realizou mais de 200 exposições entre individuais e coletivas e desde 1976 vem participando de Salões e Bienais de gravura no Brasil e no exterior.

Estudou xilogravura com Ciro Fernandes, J. Borges e Anna Carolina Albernaz, gravura em metal com Heloisa Pires Ferreira e Marcelo Frazão, além de ter convivido em diversos ateliês de gravura, desenho e pintura no Rio de Janeiro, dentre eles: Frank Shaeffer e Augusto Rodrigues.

Suas obras se encontram em importantes acervos de museus e galerias da Suécia, França, Portugal, Espanha, Romênia, Polônia, Japão, Argentina e Brasil.

Frequentemente ministra palestras e cursos de xilogravura em diversas regiões do Brasil.  Recebeu inúmeros prêmios, destacando em 2003 o prêmio no 8º Salão Internacional de Gravura el Caliu  – Olot – Girona, Espanha. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Usina de Arte: usinadearteac@gmail.com

Contato com o artista: mirandart@gmail.com