UPA da Cidade do Povo comemora sete meses de atendimento aos moradores

Unidade realiza em média 87 atendimentos por dia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Unidade realiza em média 87 atendimentos por dia (Foto: Júnior
Aguiar/Sesacre)

Neste mês, a Cidade do Povo, em Rio Branco, maior projeto habitacional construído pelo governo do Estado, comemora um ano, desde que o primeiro morador chegou ao local. Hoje, mais de 10 mil pessoas habitam o novo bairro da capital acreana.

No local, os moradores contam com serviços públicos de qualidade, nas mais diferentes áreas. Na Saúde, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada há sete meses, em 22 de outubro do ano passado, tem capacidade de atender até 150 pessoas por dia. As UPAs funcionam como unidade intermediária entre as unidades básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais, ampliando e melhorando o acesso dos cidadãos aos serviços de urgência e emergência no Sistema Único Saúde (SUS).

A dona de casa Adalcilene Souza, 27, uma das primeiras moradoras da Cidade do Povo, conta que saber que no novo endereço teria uma UPA a deixou mais tranquila. “Uma das minhas alegrias foi saber que tínhamos essa UPA para nos atender em caso de problemas com a saúde. Aqui, sempre fui bem atendida”, relata a dona de casa.

Moradoras do Belo Jardim II, Elcilene Nascimento e a neta Ana Clara buscam atendimento na Cidade do Povo (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Moradoras do Belo Jardim II buscam atendimento na Cidade do Povo (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Os atendimentos da UPA da Cidade do Povo não se restringem aos moradores do novo bairro. Pacientes de bairros próximos também são atendidos. É o caso da costureira Elcilene Nascimento, 40, que reside no bairro Belo Jardim II. Elcilene acompanhava a neta Ana Clara, de 6 anos, durante o atendimento.

“Essa UPA trouxe para nós, moradores da BR-364, um alívio, pois facilitou o nosso acesso aos serviços de saúde. Antes, a gente tinha a UPA do Segundo Distrito ou Pronto Socorro, agora temos atendimento mais perto de casa”, conta Elcilene.

Serviço estruturado

De acordo com o gerente assistencial da UPA Cidade do Povo, Orlando Aguilar, todos os pacientes passam por uma triagem e são encaminhados para procedimentos, de acordo com o grau de urgência. “Aqui é possível realizar tudo o que for necessário para estabilizar a saúde e salvar vidas”, explica Aguilar.

Na unidade trabalham, diariamente, 18 profissionais na assistência e 16 na área administrativa, das 7 às 23 horas. “É uma UPA com estrutura menor, para condição de atendimento em locais com até 100 mil habitantes. Estamos realizando em média 87 atendimentos ao dia, mas no início, a média diária era de 130 atendimentos por dia”, informa o gerente.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter