Universidade Federal do Acre inicia Jornada de Estudos de Gênero

Iniciou na tarde desta terça-feira, 20, no Anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre, a quinta Jornada de Estudo de Gênero: A Questão Social da Leitura e Escrita. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia (Nega), se estende até quinta-feira, 22. A atividade conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

A programação se estende até a próxima quinta-feira, 22 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A programação se estende até a próxima quinta-feira, 22 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A abertura contou com a presença de representantes das instituições de governo, movimento sociais, professores e acadêmicos da Ufac. A Jornada de Estudos iniciou suas atividades com uma palestra sobre questões de gêneros na literatura infantil, ministrada pela professora da Universidade de Brasília, Cintia Carla Moreira Schwantes.

A programação dispõe de mesas redondas sobre sexismo, racismo e machismo, minicursos com temáticas voltadas para raça, gênero e literatura, apresentação de trabalhos acadêmicos e banners. O evento é aberto ao público e busca pautar o debate sobre as relações socais de gênero no meio acadêmico.

Segundo a professora da Ufac e organizadora da Jornada, Margarete Edul Prado, a novidade fica por conta da inserção do segmento LGBT nos estudos. “Os estudos de masculinidade estão estreando nesta edição. Teremos um ciclo de cinema LGBT, durante os três dias de programação e uma mesa específica sobre diversidade e sexualidade LGBT”, afirmou.

“A universidade é uma das nossas grandes parcerias na questão da discursão sobre equidade de gênero. Durante a jornada a Secretaria da Mulher estará apresentando as ações de governo no enfrentamento ao machismo, sexismo, racismo e violência doméstica, por meio das políticas públicas desenvolvidas”, ressaltou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter